terça-feira, maio 09, 2017

Com os outros, aprende-se sempre...

Dada a vizinhança e outras proximidades, Fátima diz-me coisas. Aliás, tenho de passar por Fátima para chegar à A1 ou ir tomar o expresso da Rodoviária... Algumas dessas coisas são, para mim, de enorme relevância, como as que me foram ditas por Artur de Oliveira Santos ou o meu pai, como as lidas em Tomás da Fonseca, Rodrigues Miguéis, Filipe Torgal. 
Ainda agora estive quase uma hora (roubada à sesta...) a ouvir testemunhos sobre Fátima, a minha vizinha numa campanha promocional desmesurada. Que chorrilho! Que condição humana! Desde os maiores disparates (que a fé desculpará) a alguns sinais e expressões curiosos. 
De Zita Seabra não falo (podia queimar a língua...) mas retive a citação de Malraux por Adriano Moreira e a sua referência à vinda  a Fátima de Paulo VI, em contraste com o traste de Paulo Portas que sublinhou a importância que teria, para Portugal, a vinda de 3 Papas a Fátima... esquecendo-se da vinda desse mesmo Paulo VI, depois de ter recebido os representantes dos três movimentos de libertação nacional (PAIGC, MPLA, FRELIMO) a que o governo de Portugal respondia com guerra colonial! Que significativo!

Acabou a pausa de sesta...

2 comentários:

Maria disse...

O Portas só diz mesmo o que lhe convém. Melhor seria ficar calado e 'esfumar-se'.....

Pata Negra disse...

Há lá maior penitência que aguentar nas barbas esta peregrinação e esta gente nestes dias pelos quais caminhamos!

Um abraço sem barulho das luzes