terça-feira, janeiro 17, 2017

A(s) estatística(s) da pobreza e a(s) pobreza(s) da estatística - 2

Como se mede a pobreza?























































Uma mudança na estatística fez 
estranhamente cair o número de pobres no mundo
"A revisão do indicador de referência da pobreza do Banco Mundial coincide estranhamente com a saída da extrema pobreza  de 200 milhões de pessoas..."

Traduzo o parágrafo final, o Contexto:
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) “uma pessoa vive em pobreza extrema se não dispõe dos rendimentos necessários para satisfazer as necessidades alimentares essenciais – habitualmente definidas com base em necessidades calóricas mínimas (…).”
A extrema pobreza diminuiu de maneira significativa nas duas últimas décadas. Em 1990, cerca da metade da população dos países em desenvolvimento vivia com menos de 1,25 US$ por dia: esta proporção caiu 14% em 2015. A nível mundial, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza diminuiu de mais de metade passando de 1,9 milhares de milhões em 1990 para 836 milhões em 2015. Os progressos ocorreram sobretudo desde 2000.

______________________________________________

Para mim, há uma questão de fundo: o dogmatismo da consideração da medida monetária ("dispor dos rendimentos necessários para...", 1,25 US$/dia... ") quando a moeda se desmaterializa, se torna fictícia, os créditos e os juros avassalam a economia real, e as necessidades, em grande parte parte, se satisfazem - ou se vão satisfazendo - marginalizando-se de um circuito monetário-fiscal que as quer garrotar... e ter sob medida única o preço. Há que recuperar a medida custo, em termos de dispêndio de horas para uso de recursos que satisfaçam necessidades essenciais, não estas apenas animais - calóricas e etc. - mas também, e sempre mais, humanas, socializadas.

isto são reflexões soltas
 (largadas) ao correr das teclas 

Sem comentários: