segunda-feira, agosto 24, 2015

A propósito de turismo, de aviões, aeroportos e privatizações...

De MARIANNE:

«Le tsunami des privatisations
frappe la Grèce

Dimanche 23 Août 2015 à 5:00

Jack Dion

Directeur adjoint de la rédaction 
de Marianne

«Il paraît que les touristes continuent d'être séduits par la Grèce. Tant mieux. Mais d'ici peu, parmi les principaux bénéficiaires, il y aura le consortium allemand Fraport-Sientel. C'est en effet ce groupe qui a mis la main, pour 1,23 milliard d'euros, sur 14 des aéroports régionaux du pays, privatisés en catastrophe. Après les aéroports, à qui le tour? (...)

(...)
Depois dos aeroportos, que se segue? Sem dúvida os portos, os caminhos de ferro, o equivalente grego do EDF (Electricité De France....) e outras empresas em breve arrastadas pelo tsunami das privatizações que vai esvaziar da sua substância um país já fragilizado, agravando, a prazo, o problema de uma dívida que nunca será reembolsada. Mas disso, é proibido falar, embora toda a gente saiba que é o coração da crise. Até o FMI (Fundo Monetário Internacional) o deixa ouvir a mezza voce.
No entanto, eurófilos beatos continuam a repetir como disco riscado que não há "nenhum plano B" e que não há "outras políticas" possíveis, como sublinha Christophe Barbier no seu editorial na revista Express. A qualquer um basta voar para Atenas e admirar no local os efeitos miríficos e salvadores do Plano A (como Austeridade).»
-------------------------
a propósito...

Sem comentários: