quarta-feira, junho 24, 2015

Angústia para o pequeno-almoço

Lê-se no Expresso curto (por Luisa Meireles e depois de muitas outras coisas sumárias ou do sumário, com a permanência grega... "où que me portent mes voyages la Grèce me blesse M.Mercouri/Dassin"):

"(...) Hoje também é dia de reunião de ministros da Defesa da NATO. A agenda é aquele jargão habitual que dá para tudo ("Como a organização se está a adaptar a um novo e mais desafiante ambiente de segurança"), mas que basicamente quer dizer Rússia - sabia que os Estados Unidos planeiam instalar armamento pesado nos países fronteiriços? Pois leia esta  conferência de imprensa e informe-se  aqui  (Público) e  aqui (El Pais) onde o grafismo ajuda a explicar. Ou mesmo  aqui, no original (New York Times). Linhas vermelhas estão de novo a ser traçadas no velho continente. A guerra fria era o quê, ao certo? E nós, portugueses, que pensamos disto? (...)"

E o "grafismo (que) ajuda a explicar" de El Pais é este:





















que pode ser completado por este outro parecido gráfico, tirado de A grande transição, de Wim Dierckxsens, com "fonte" em International Institute for Strategie, Suécia:























(...)

"... e nós, portugueses, que pensamos disto?"
 PENSAMOS?...
QUE SABEMOS DISTO?!

Sem comentários: