terça-feira, abril 07, 2015

Embaixador dos Estados Unidos "repreende" presidente da República Checa, e este deu~lhe resposta

No final do dia de ontem, já por hoje entrado sem cerimónias..., publiquei um "post" reproduzindo um artigo que me chamara a atenção pelo título. E mais atenção me despertou ao lê-lo, tanta que levou à sua reprodução com três linhas de comentário, e se sobrepôs ao que ainda tentei trabalhar, ocupando as reflexões que costumo levar e trazer da cama.
Aqui trago algumas. Diz o tal título que o presidente da República Checa proibira o embaixador dos Estados Unidos de entrar no Castelo de Praga. Ora este título, aliás reproduzido das agências estrangeiras, é sensacionalista e de uma ambiguidade inaceitável.
Há, na verdade, um problema politico (e de verdade histórica) de fundo. Sem se pretender, agora e aqui, repor a cronologia, os dias 2, 7, 8 e 9 de Maio de 1945 são referências da rendição do exército nazi, desde a tomada do Reichstag a 2 e o suicídio de Hitler a 7, a rendição a 8, a assinatura final da capitulação a 9. 
O que parece estar a ficar assente nos assentos da História é que o dia 9 é que é a data oficial, que foram os Aliados quando se tiver de referir, aqui ou ali, o Exército Vermelho, que foram os estado-unidenses que puseram fim ao conflito com a rendição de um general alemão a um general "amaricano" (com um prolongamento fora da Europa para o lançamento das bombas atómicas, pelos Estados Unidos, nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki... pequeno pormenor!!!). 
Toda esta introdução para quê? Para dizer que a Rússia, aceitando a data de 9 de Maio como oficial, resolveu promover comemorações da Vitória e da Paz nesse dia e convidou chefes de Estado, parece que 25 já aceitaram, entre eles um da União Europeia, o presidente da República Checa. Foi então que o embaixador dos Estados Unidos ralhou com ele, dizendo que isso não se faz sem ouvir a voz do dono - sobretudo estando na ordem do dia a Ucrânia -, e o dito presidente checo não deu o dito por não dito, antes teve uma resposta... soberana.
A quantidade de coisas que se (re)descobrem destapando um título, antes de adormecer...
  

2 comentários:

Justine disse...

Quem dera que todos tivessem reações idênticas, quando "a voz do dono" atroa!!

Olinda disse...

E ainda bem ,que partilhaste as tuas reflexoes.Obrigada,camarada!

Bjo