segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Por onde anda a família Pangloss?!









  :
____________________________

Dívida pública furou meta 

do Governo no final do ano

LUÍS REIS PIRES
Dívida pública furou meta do Governo no final do ano






Madame Pangloss

Dívida pública voltou a subir em 2014 e chegou aos 128,7% do PIB. Já o excedente externo da economia nacional caiu mais de 30%.
A dívida pública portuguesa somou 224,5 mil milhões de euros no ano passado, ou seja, o equivalente a 128,7% do PIB. Os dados constam do Boletim Estatístico do Banco de Portugal (BdP), divulgado hoje, e mostram que o endividamento das administrações públicas furou a meta do Governo para 2014, que era de 127,2% do PIB.
Ainda não foi desta que se inverteu a tendência de agravamento anual, já que a dívida subiu sete décimas face a 2013.
No entanto, no último trimeste do ano houve uma melhoria: o endividamento acabou por recuar face ao rácio de 131,4% que se registava em Setembro.
Já o excedente externo da economia portuguesa somou no ano passado 3,6 mil milhões de euros, o que representa uma quebra na ordem dos 30% face aos 5,2 mil milhões acumulados em 2013.
O saldo que Portugal apresenta nas relações com o resto do mundo continua a ser positivo - uma conquista dos anos da troika -, mas nota-se já uma queda significativa, à medida que o consumo recupera e as importações sobem -agravando o saldo da balança comercial -, e a balança de rendimentos se agrava.
É que em relação às trocas comerciais, Portugal continua a ter um saldo positivo nos serviços, mas o excedente estagnou no ano passado. Já nas trocas de bens o défice comercial aumentou quase mil milhões de euros.
Já a balança de rendimentos, que mede o saldo dos pagamentos feitos e recebidos com juros, rendimentos, dividendos e remessas, foi negativa em cerca de 2,5 mil milhões de euros.

2 comentários:

Olinda disse...

O pior,ê que isto estâ mal e vai acabar mais mal,se permitirmos.

Bjo

Unknown disse...

A boneca,tanto lustre deu, que uma partícula de pó lhe saltou para o olho...!