sexta-feira, janeiro 30, 2015

A manipulação despudorada...

... de uma descida 
de 0,1 pontos percentuais 
nas estimativas do INE 
sobre emprego/desemprego.

A partir das estimativas mensais ontem divulgadas pelo INE tem sido feito o mais despudorado aproveitamento, por via de uma campanha na comunicação social que intoxica a população com a ideia de que o desemprego diminuiu, assim pretendendo comprovar o bom (ou até excelente...) estado de saúde da economia portuguesa...
Trata-se de uma vergonhosa falácia que, por mais que se insira na prática recorrente do governo, não deixa de ser uma agressão intolerável a uma informação séria. Não que se considere inaceitável que o governo use as estatísticas e outras representações da realidade para mostrar como tem trabalhado, mas já é inadmissível que distorça os números para iludir, enganar, para mentir como é seu uso e abuso.
Ora as estimativas confirmam que o abrandamento da actividade económica no último trimestre do ano teria levado à destruição de cerca de 15 mil postos de trabalho e um significativo agravamento do desemprego em certas camadas etárias.

Os dados agora divulgados não permitem calcular a taxa de desemprego real uma vez que não facultam informação sobre a evolução do subemprego, dos inactivos disponíveis e do desesperado abandono do "mercado do trabalho", além de não revelarem (ou não actualizarem) as centenas de milhar de portugueses forçados a emigrar.

Estes indicadores ajudam – e não mais do que isso – a conhecer a insuportável dimensão do desemprego, enquanto peça determinante de uma situação social e também dramática expressão das condições de vida de centenas de milhar de portugueses, situação por que é responsável uma política que tem conduzido o País ao declínio económico e ao retrocesso social. Esta política, acrescente-se, não começou no actual governo que tão despudoradamente manipula números para distorcer as representações de uma realidade que os portugueses, pelo modo como vivem, não reconhecem nessas representações.

2 comentários:

Olinda disse...

E eles sabem bem,que essa manipulacao,nao cai em saco roto!...

Bjo

Unknown disse...

A cantiga é sempre a mesma,e então até as eleições ,vai ser um fartote
de vilanaços!