quarta-feira, dezembro 10, 2014

Que insuportável mundo!, este dos banqueiros...(remake)

Ontem foi um dia a que chamaram várias coisas. Foi um dia-chave, embora não daqueles que abrem portas. Pelo meu lado, dediquei-o, quase por inteiro (e por solidária camaradagem...) a acompanhar os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao BES. Das 9 horas da manhã de ontem às 2 já de hoje. Com curtos intervalos, que também "eles" os tiveram.
Gosto da expressão, que não teria inventado mas que não tinha lido ou ouvido antes, de autópsia do capitalismo regulador, e este teria sido um episódio dos mais significativos. Mas nada de mórbido me "agarra" ao televisor e me prende à cadeira. Só o desejo de melhor conhecer as entranhas do sobrevivo para melhor ajudar - microscopicamente - à transformação do mundo.
E, enquanto via e ouvia, folheava um caderninho que há uns meses organizei, arrumando alguns "posts" que aqui coloquei. Para uso pessoal e oportuno. Como foi agora o caso.
Faço o "remake" de dois extratos:

QUARTA-FEIRA, MAIO 25, 2011

 Que insuportável mundo!,

este dos banqueiros...

Uma noite sem tarefa(s). Calma. É como quem diz...
Ao terceiro dia de campanha (e só neste me detive face ao televisor), o aparelho está em sérios riscos!
Ainda por cima, apanhei com uma insuportável entrevista com o insuportável dr. Ricardo Salgado.
  
Como este "mundo dos banqueiros" é insuportável. Coexistir nele só em luta contínua.
É insuportável. Dêem-me tarefas ou ainda faço um disparate!

(...)

TERÇA-FEIRA, JULHO 08, 2014


(...)

Foi a financeirização da economia.

&-----&-----&
O BESCL, agora BES, “devolvido à família Espirito Santo”, entrou no jogo todo, tomou lemes e rédeas.

&-----&-----&



E fez disso alarde em certos momentos, como foi o de chamar a"troika" para nos invadir explicitamente, sem pensar no ricochete, sem pôr as barbas de molho.

&-----&-----&

Bem pelo contrário.

&-----$-----&

O médio e o longo prazo deixaram de contar (Keynes, se relembrado, diria que amanhã estaremos todos mortos… e não lhes importa os que nasçam depois de amanhã).

&-----&-----&

Especular, especular, especular sempre e cada vez mais.

&-----&-----&

A opção deixou de ser entre o pão e a ”pastilha elástica” para passar a ser entre o nada e a coisa nenhuma, para o que dê maior dividendo ou cotação na Bolsa, ou o “off-shore” mais rentável e/ou menos fiscal izado.

&-----&-----&

Está a dar-se o esperado.

&-----&-----&
Está a dar-se o previsto, o prevenido e… o inevitável na correlação de forças dominante sempre, aqui e ali, mais ou menos moderado pela resistência… porque nunca nenhuma força está sozinha, toda a força tem o seu contrário.

&-----&-----&

O que está a acontecer ao “meu” BES, se diferente nas formas, nasce do mesmo que aconteceu ao PBN, ao BPP, ao BCP.

&-----&-----&

Entretanto, pode comprar-se hoje a 0,6 o que amanhã se pode vender a 1, transferindo riqueza (das nações) de mão em mão sem que nada se crie, e sem que se recuperem os milhares de milhões volatilizados.

&-----&-----&

Filme de terror?, estou de acordo com a designação do género, embora me interesse muito mais o genérico e a ficha técnica!

(...)
_____________________________

E fico-me por aqui, apenas com mais uma nota. 
Já li, hoje de manhã, no sapo-expresso, um interessante resumo da audição de ontem de R. Salgado (Um homem sem confissões, nem de Santo Agostinho, de Filipe Santos Costa), mas a que faltou a 2ª parte das audições de ontem, a das "confissões" de S. Ricciardi, que mexeram mesmo nas entranhas do "bicho" em autópsia, e que, entre as 19 e as 26 (24+2) horas, puseram a nu muito do que R. Salgado tapou, com grande "profissionalismo", contenção e contensão, entre as 9 e as 19. horas.

tem continuação! 
  

Sem comentários: