sexta-feira, setembro 19, 2014

CONVERSA UM

Cena 1 – há um quarto de século
O “político”- O banco que foi da tua família vai ser desnacionalizado… gostaria de to devolver!
O “banqueiro” - Quanto terei de pagar ao Estado para o poder controlar?
O “político”- Aí com uns 10 cifrões poderás ser dono disto tudo, que vale aí 100 cifrões…
O “banqueiro”- Mas eu não tenho essa massa disponível. 10, dizes tu?
O “político” - Eu arranjo quem tos emprestes, um banco francês que é mon ami…
Cena 2 – intermédia
O “político”- Andas metido em grandes negócios…
O “banqueiro”- Nem imaginas! É um ver se me avio pelo mundo todo, e com ajuda das Telecom unicações..
O “político”- Boa… mas não te esqueceste de pagar ao banco mon ami, de que te dei a dica e a cunha…
O “banqueiro”- Claro que não! Andamos numa boa! É só colaboração…
O “político”- Vê lá, não exageres. Sei de umas coisas que todos sabem e fingem não saber, que olha que são arriscadas…
O “banqueiro”- Não te preocupes! Tudo controlado sob a capa do capitalismo regulado… os reguladores funcionam não funcionando.
O “político”- Vê lá…
Cena 3 – actual
O “político”- E agora?
O “banqueiro”- É uma chatice… mas hei-de dar a volta por cima.
O “político”- Mas… e o teu banco?
O “banqueiro”- Olha, o Governo está a ver se o vende. As coisas estão a arranjar-se para ir ser comprado por 5 por quem me emprestou os 10 para eu ficar dono de 100 e, depois, de milhões… está descansado, cá por mim hei-de safar-me…


(voz off) – Olhe que talvez não, olhe que talvez não. Tantas vezes vai o cântaro à fonte…

saída pela esquerda… baixa?

5 comentários:

GR disse...

Parabéns. Aqui está um grande texto que mais não é que o esclarecimento da vergonhosa situação que estamos atravessar.
Lemos de uma forma quase "divertida" mas extremamente esclarecedora. Gostei!

Na verdade também penso que o crápula se vai safar!

BJS,

GR

Olinda disse...

A teatralizacao de uma cena real,muito bem conseguida.


Bjo

Antuã disse...

Nesta sociedade os monstros safam-se sempre.

Graciete Rietsch disse...

Boa descrição e antevisão do que se está passando com os bancos, banqueiros e políticos.
Quantos sairão prejudicados? Eles é que não. Mas pode haver uma reviravolta. Para isso lutamos.

Um abraço.

Justine disse...

Dava uma bela peça de teatro!!!
Título "A promiscuidade e a falta de ética institucionalizadas"