terça-feira, julho 29, 2014

Mais dias de agora - Ricardo Salgado e um (in)certo João Duque

(...)

Mas, hoje, venho aqui trazido pelo Ricardo Salgado e pelo que li, ontem, do João Duque.

&-----&-----&

Ainda antes, e à maneira de prólogo,  no grande número de reacções “à portuguesa”, achei muita graça aquela em que a caução do sr. DDT seria paga com uma nota de 5 milhões de euros – que circulam apenas entre banqueiros e individualidades da alta finança. De cor arroxeada, têm o tamanho de uma toalha de praia média e estão decoradas com a efígie de uma pessoa pobre a mastigar uma sandes de courato” –, mas acho que a melhoraria pondo o caucionado a não dispensar o troco de dois milhões antes a exigi-lo em notas das que circulam entre os comuns dos mortais, ou entre os mortais comuns  

&-----&-----&

Mas o que me trouxe aqui foi o artigo que li do João Duque na sua coluna habitual no Expresso (a que habitualmente me poupo), que tive curiosidade de ler.

&-----&-----&

No seu estilo (?) de ironia sobranceira, que actualmente é praticado por alguns que até  têm jeito para isso (que nele não sobra...), escreve:





 




Mas, não obstante a pertinência das informações, que demonstram a característica de polvo na formação destes grupos, o artigo (de opinião), … que se escapa a emitir opinião pelo esgoto da tal sobranceira ironia, merece outra pergunta: “Olha lá, estás a fazer-nos parvos ou quê?, não sabes que é a economia (em capitalismo), estúpido?”

&-----&-----&

… e fez-me lembrar um discurso (que lembrado me foi) no doutoramento “honoris causa” de (quem?) Ricardo Salgado, em Julho do ano passado.

&-----&-----&

Onde? No ISEG, na minha “velha escola”!

&-----&-----&

Em que, há um ano!, se disse o quê para justificar tal “honoris causa”?
“O doutoramento honoris causa ("por causa de honra") é um título honorífico concedido pelas universidades a pessoas eminentes, que se tenham destacado em determinada área, pela sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Sem dúvida que este será o caso do Dr. Ricardo Salgado a quem se reconhecem as já citadas qualidades de liderança em tranquilidade, de visão, de antecipação, de decisão em serenidade, de conhecimento técnico e capacidade de gestão. A forma como conseguiu assegurar a transformação do BESCL em BES numa sadia alteração de carreiras, linhas estratégicas e práticas, sem conflitos, deram força a um processo de privatização em que, especialmente na área financeira a confiança é “o ativo” que se trabalha. E neste aspeto o saber gerir a transição sem ruturas dramáticas é um bem escasso que só se aprecia quando se perde. E nós portugueses, nos dias recentes que acabamos de viver bem sabemos os efeitos devastadores que as convulsões irrefletidas podem gerar.
Devo ainda uma última nota que me parece ser muito significativa do que quero referir com “confiança”. O BES, foi o único dos grandes bancos portugueses, que não necessitou do apoio estatal para poder aumentar o seu capital em resultado da revisão recente dos rácios de solvabilidade bancária, o que mais uma vez denota a elevada confiança que os acionistas sentem nessa liderança.(...)."

&-----&-----&


E quem as disse (estas e outras coisas)?

                                &-----&-----&

Pois foi o professor doutor João Duque, que foi "padrinho" do honorificado (et pour cause), e que seria, então, director da dita escola!

                                 &-----&-----&

... "da minha escola" (como, agora, envergonhadamente o vou dizendo)... mas a isto voltarei, decerto, tal a nostalgia que por vezes me toma.

6 comentários:

Graciete Rietsch disse...

E eu pergunto "E agora João"? A quem estás afazer o frete?

Um beijo.

Anónimo disse...

Esta gente é bem paga de mais para fazer fretes, por tal fato deixa de ser frete, mas obrigação.
José manangão

Olinda disse...

Faz tudo parte do sistema.Hâ um ano o honorificado ainda nao tinha caîdo na praca pûblica,no entanto,jâ lhe conheciam os "valores",que nao foram adquiridos do pê para a mao.

Um beijo

Anónimo disse...

"Bela" obra literária......
Haja paciência.

Jose Manuel

Antuã disse...

Isto é que vai uma crise!...

Unknown disse...

A telenovela ainda vai a meio,aguardemos pelos seguintes
episódios e vejamos quais são os seus participantes!