sábado, maio 17, 2014

Propaganda que até as estatísticas - menos que a realidade... - desmentem

Champanhe e foguetes antes da sem festa

---------------------------------

Nota do Gabinete de Imprensa do PCP


PIB no 1º trimestre de 2014 -

Um desmentido 


do discurso de sucesso 


propagandeado pelo governo



Com estes resultados agora divulgados, a estimativa de crescimento do PIB que o Governo apresentou para 2014 – um crescimento de 1,2% - está comprometida. É preciso que a economia nacional não se porte pior nos restantes três trimestres para que o crescimento do PIB não seja inferior a esta previsão. Ora muitos dos cortes aprovados com o orçamento de estado para 2014, nomeadamente o alargamento da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) para pensões superiores a mil euros e o aumento da ADSE reflectir-se-ão em trimestres seguintes afectando a evolução da procura interna e repercutindo-se negativamente nos restantes trimestres do ano.
Ao mesmo tempo que eram divulgadas estas estimativas rápidas da evolução do PIB nacional no 1º trimestre o Eurostat dava a conhecer também as mesmas estimativas para as várias economias da União Europeia. De uma forma sintética pode dizer-se que em cadeia os países da EU 28 cresceram no 1º trimestre 0,3%, enquanto a zona euro cresceu 0,2%. Em termos homólogos, a EU 28 cresceu 1,4%, enquanto a zona euro cresceu 0,9%.
O que estes dados revelam e confirmam, depois do foguetório sobre o milagre económico, é a urgência de romper com uma política que a pretexto do Pacto de Agressão e ancorada em novos instrumento de dominação sobre o País visa perpetuar o rumo de exploração e empobrecimento, amarrar Portugal a uma dívida insustentável paga pelos rendimentos dos trabalhadores, do povo e dos recurso nacionais, acentuar a submissão e dependência.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Eles estão doidos. Como podem a fazer esta festa mentirosa, quando a situação dos portugueses cada vez mais se degrada!!!!

Um beijo.

Antuã disse...

Para eles é mesmo uma festa...