sexta-feira, maio 30, 2014

Estes fulanos não se enxergam!

Eu gostaria de me estar "nas tintas" para as guerras lá dos meus vizinhos. Entre quem quer ser chefe e quem é chefe, entre quem é que é o dono da casa ao lado da nossa. Mas eles (e elas, claro, em paridade, claro, e algumas em tom esganiçado) fazem um barulho infernal, poluem o ambiente. 
Gostaria que se entendessem, até para se poder discutir com eles coisas do viver colectivo, a partir do pressuposto que eles, os vizinhos, têm uma ideia de como desejam que essa convivência seja. Uma ideologia, uma posição política, enfim. 
E não se trata, apenas - e muito seria - do incómodo. É que, ao mesmo tempo, passam uma ideia de que viver em comum na defesa de um projecto de sociedade (se é que o têm), ser de um partido político é, além de cativar clientelas e distribuir benesses entre os seus, também disputar gritadamente chefias, lugares de comando, haver próprias e privadas clientelas, particulares benesses a distribuir no interior. No interior que está sempre a saltar cá para fora. 
Assim se descredibiliza a politica, se indignifica a democracia.
E, depois, com os seus comportamentos, ainda passam a imagem de que todas as casas todos os partidos  são iguais.
Meu rico Partido! Claro que tembém temos as nossas coisas, e desaguizados, e idiossincrasias... Mas, cá por casa, temos sempre conseguido que prevaleçam as razões por que tomámos partido, entre aqueles que cá chegaram por essas razões e com elas querem continuar. Partindo,se necessário, alguma loiça, mas não na praça pública. Por mais que queiram meter o nariz na nossa privacidade... e, às vezes, o consigam.
Meu rico Partido! Tão diferente. 
Melhor? Para mim, é... 
Será pior para outros, mas nunca igual aos pragmáticos, que vivem a discutir chefias e não políticas, caras (ou coroas...) e não ideias, estatutos, programas, como viver em colectivo.

Isto digo eu, claro. 
E já terei dito mais do que tinha a intenção.

2 comentários:

Olinda disse...

Hâ muita diferenca de vizinhanca,Na minha casa aponto erros.Na casa dos
vizinhos aponto crimes.


Um bj

Graciete Rietsch disse...

Meu rico PARTIDO!!!!!
Eu sei porque cá cheguei e sei porque cá quero continuar. Nós sabemos resolver e discutir as nossas opiniões e opções porque também sabemos que ninguém é omnisciente e que da "discussão nasce a luz".

Um beijo.