sábado, maio 24, 2014

A União (?) Europeia e as eleições para o Parlamento Europeu - 6

GMR
  • Reflexões (e informações) pré-voto
Reserva-se, regulamentarmente, o sábado para reflexão. Como se a reflexão não tivesses de ser de todos os dias. Com ou sem campanha. Ou como se não fosse de procurar que se estivesses sempre em campanha, como se a cidadania tivesse períodos e horários. Percebe-se a intenção. De que o inferno estará cheio por perversão das boas intenções e períodos. Percebe-se, aceita-se, a intenção de evitar, nas vésperas do voto, influências maiores e mais pressionantes, de campanhas e da comunicação. Então... reflicta-se! 
  • A reflexão sobre que escolha é larga. Dir-se-ia que é demasiada. Não ajuda à informação e esclarecimento necessários. Há candidaturas que, à vista desarmada (ou armada de bom senso...), apenas servem para evitar que votantes não façam o caminho que os levaria a votar na lista onde estão os que sempre defendem o Povo e o País. Por outro lado, os partidos e coligações são diferentes e, nestas eleições - e sobre estas escrevemos -, os partidos coligados em (des)governação, PSD e CDS, conseguiram aguentar o que os une, a batalha e mistificação eleitoralista, a sua coligação, o que minorará as quebras que se prevêem inevitáveis; o outro partido da trempre, o PS, noutro tipo de "arranjo" (interno), arranjou uma lista que não pode convencer ninguém, ou eventuais eleitores hesitantes. 
  • Que vai resultar disto? Não se escreve sobre resultados, embora se tenham, em carteira reservada de que não se quer fazer uso, mas parece útil deixar a actual composição do Parlamento Europeu.
  • Haverá uma mudança nesta composição, até porque passará de 776 para 751 deputados. Espera-se e luta-se por que, com o nosso contributo. se reforce - e significativamente - o grupo da esquerda (do infograma e não só), espera-se que haja uma diminuição substancial do peso dos grupos ao centro-direita (socialistas, verdes "europeus", PPE e conservadores) e espera-se (e não se deseja!) que haja uma grande subida da extrema-direita, dos agora não-inscritos (NI), onde se "inscrevem" os fascistas.

Sumário

(sujeito a inevitáveis alterações)
2ª feira – Nota prévia sobre aponta mentes
Europa e U.E.
Quantos são?, por quê e contra quem?
3ª feira – União ou desunião
                  Meados dos anos 70
A “construção” com periferia
O desaparecimento dos países socialistas
4ª feira – Euro e eurozona
                   Passo decisivo… para quê?
                   A “democracia” e as suas contingências
5ª feira – A crise da Europa e a crise na U.E.
                   A D.I.E.T.
A armadilha da dívida externa
De "países da coesão" a PIGS
6ª feira – Os locais menos os muros
                   As saídas nacionais num quadro global
                   As massas, a luta e os votos
Sábado – Reflexão pré-voto
                   As várias candidaturas e “arranjos”
                   A composição do PE
 Domingo – Uma decisão partilhada por milhões
Só!, de cada um… informada/consciente

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Esperemos que a força mais coerente e capaz mostre um cartão bem vermelho a este Governo e a esta Europa.

Um beijo.

Antuã disse...

Eu fui reflectir para a Pia do Urso.