segunda-feira, dezembro 23, 2013

Reflexão (ainda aniversariante) sobre o facebook

Pois... "fiz anos"! Como disse um poeta vizinho "que tolo... ainda se os desfizesse"
Por não poder ter, como todos os últimos anos, um pequeno jantar de convívio com a família e dois ou três amigos mais próximos, resolvi nada organizar a pretexto do aniversário. Por sua iniciativa, almoçaria por aqui, com a família, nas suas já três gerações, e nada mais. 8 convivas, do mês e meio da Oriana aos meus 78 anos. Assim foi.
Ou assim teria sido, não fora o facebook. Comecei por ter o e-mail a mandar-me ir ver as mensagens no dito facebook. Obedeci. Foram dezenas de parabéns, ao mais diverso estilo. Mensagens de amigos (algumas, comovendo-me), de camaradas (muitas na dupla condição), de conhecidos, de não-reconhecidos.
Como  (mais ou menos) bem educado que sou, entendi dever agradecer. A cada um? Impossivel. Só a alguns? Pareceu-me incorrecto. Resolvi, no dia seguinte, ontem, e na última mensagem chegada, agradecer a todos, e transcrever o agradecimento para uma mensagem geral. Assim fiz:

Terá sido esta a última das mensagens de parabéns que me encheram a página do facebook (que pouco frequento), o dia, "cá por dentro". Tantas foram que não posso agradecer todas as palavras amigas e simpáticas que aqui - e que por outras vias - li e ouvi! Foi bom e ajudaram a passar um dia feliz, apesar de ter decidido (!) esquecer-me de fazer anos e, se possível, desfazê-los. Para todas/os o meu muito grande, grato, e por vezes comovido, abraço.

Que fui eu fazer?
Quem não sabia, ficou a saber, e foi uma nova avalanche. Dezenas e dezenas. Foi como se, a 22, tivesse "feito anos" outra vez. De novo me comovi, me lembrei, sorri, com-vivi, a pretexto do que desejava "desfazer".
Por exemplo (e bem a propósito): 



(obrigado, Rogério,
belo divertimento
... embora faltem os nossos
avante, camarada;
hino de Caxias;
 a internacional!)

Estou num estado de espírito paradoxal, provocado pelo "facebook". 
Dou "graças à la vida" e aos amigos que me festejam a vida, reforcei as minhas reservas quanto ao facebook. E encerro o período de três dias aniversariantes quando nem um pensei ter. 
Para o ano logo se verá...

1 comentário:

cid simoes disse...

Também fiquei a saber... para o ano cá te espero. E para o outro, e o outro, e o outro....