sexta-feira, maio 03, 2013

Solidariedade Povo Palestimo



O MPPM assinala o 65º aniversário da “Nakba” com um Sessão Pública Evocativa a realizar no próximo dia 15 de Maio, pelas 18.30 horas, no Museu da República e Resistência – Espaço Grandella (Estrada de Benfica, 419, em Lisboa).
Intervenções de Maria do Céu Guerra, Embaixador Mufeed Shami, Frei Bento Domingues, Silas Cerqueira, Augusto Praça e Júlio de Magalhães.
A “Nakba”, que em árabe quer dizer Catástrofe, marca o princípio da tragédia que se abateu sobre o Povo Palestino, perseguido, massacrado e expulso da sua terra pelos novos ocupantes judeus.
A independência do Estado de Israel, proclamada unilateralmente em 14 de Maio de 1948, significou para os palestinos o início da devastação da sua sociedade, a eclosão de um drama individual e colectivo que perdura até aos nossos dias. Repartido o seu território pelo novel Estado judaico (na parte consagrada pela Resolução 181 das Nações Unidas, de 29 de Novembro de 1947), pelo reino da Jordânia (a Cisjordânia) e pelo Egipto (a Faixa de Gaza), os palestinos tornaram-se exilados na sua própria pátria, com a maioria das terras confiscadas e os direitos cívicos reduzidos ou eliminados.
A Catástrofe do Povo Palestino dura há demasiado tempo e prolonga-se por várias gerações. Existem milhões de refugiados espalhados um pouco por todo o mundo. É a hora de o mundo reflectir finalmente sobre o drama deste Povo.
A solidariedade internacional é a força que anima o povo palestino a prosseguir a sua luta por um Estado da Palestina Livre, Independente e Soberano!
Dê força a esta luta juntando a sua à nossa voz nesta jornada de solidariedade!
Divulgue, venha e traga outro amigo também!
 

1 comentário:

Olinda disse...

Tambêm nôs amamos a vida quando podemos.
E escrevemos os nossos nomes,pedra a pedra.Tu,ô raio,ilumina a nossa noite,ilumina-a um pouco.

Mahmud Darwich-Poeta da Palestina