segunda-feira, março 11, 2013

Os números do desastre

Mais décima menos décima, os números relativos ao ano de 2012 começam a assentar. Agora são os do Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o INE, o PIB teria recuado 3,2% relativamente ao ano anterior, com a maior queda desde 1975!

Confirmando o desastre que cada família conhece no recuo dos seus níveis de vida, do lado da procura interna (que engloba o consumo das famílias, do Estado e o investimento público e privado), o contributo negativo agravou-se (queda de 7 pontos percentuais!). O INE sublinha que esta deterioração se deve a uma "redução mais intensa do consumo privado".

Do lado do “contributo positivo da procura externa líquida (exportações menos importações) passou de 4,7 pontos percentuais em 2011 para 3,9 pontos percentuais em 2012, em resultado da desaceleração das exportações de bens e serviços".

2 comentários:

Olinda disse...

Quem dera,aos trabalhadores portugueses,terem o padrao de vida,que tinham em 75.Os problemas econômicos,eram causados pelo feroz boicote capitalista nacional e internacional.

Um beijo

.


,

GR disse...

Estou de acordo com a camarada Olinda, "Quem dera,aos trabalhadores portugueses,terem o padrao de vida,que tinham em 75"

À época era jovem, contudo, lembra-me de ver muitos operários a alterarem a vida (radicalmente), para muito melhores condições(pena que muitas pessoas tenham esquecido) Mesmo com o capitalismo a fazer a contra revolução, nunca estivemos tão mal como hoje.

Bjs,
GR