quarta-feira, fevereiro 13, 2013

13 de Fevereiro - efemérides

A 13 de Fevereiro aconteceram alguns factos que merecem referência, sublinhado, eventuais comentários:

1945 - A aviação anglo-americana lança 40 toneladas. de bombas em Dresden, cidade-centro industrial e cultural alemão, a 3 meses da rendição da Alemanha, de que   resultaram mais de 30 mil mortos e a destruição .
- nas vésperas da chegada do Exército (aliado...) Vermelho que, ao chegar à cidade, ainda conseguiu recuperar muita da destruição inútil e criminosa, nomeadamente no plano humano e cultural, como na salvação de espólio de museus, o que tive a oportunidade de testemunhar em 1975, no meio das ruinas deixadas como memorial para não esquecer. 

1960 - A França leva a efeito a sua primeira experiência atómica, no deserto do Sahara, então parte da sua colónia Argélia.
- o que faz lembrar recentes notícia e comentários que referem a descolonização das colónias francesas como exemplar e acto lúcido e "generoso" dos colonizadores, quando a "guerra da Argélia" fica como uma marca indelével do capitalismo.

1961 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas admite a necessidade do emprego da força no sentido de se evitar a guerra civil no Congo (actual RDC).
- mais uma manifestação da "generosa" descolonização política "ocidental", como o crime e sacrifício de Patrice Lumumba veio a ilustrar 

1962 - Os EUA rejeitam a proposta soviética para um encontro de 18 chefes de Estado em Genebra, a fim de ser discutida a política de desarmamento.

1965 - O general Humberto Delgado é assassinado pela Pide (Polícia Internacional de Defesa do Estado de Portugal) na localidade espanhola de Villanueva Del Fresno.

1979 - Bispos latino-americanos, no fim de uma conferência de 16 dias, em Puebla (México), exigem mais justiça social.

1980 - Os Estados Unidos da América decidem regressar a Organização Internacional do Trabalho (OIT),
- depois de um abandono, juntamente com Israel, na sequência da entrada da Organização de Libertação da Palestina na OIT, na sua Assembleia Geral, em cuja votação tive o privilégio departicipar em representação de Portugal.

1986 - A televisão britânica exibe as primeiras imagens, em 24 anos, do nacionalista negro sul-africano Nelson Mandela, detido em prisões sul-africanas desde 1962.

1990 - Entre manifestação de alegria e esperança, Nelson Mandela, dirigente histórico do ANC, regressa a pequena casa do Soweto, onde habitava com a mulher e as duas filhas antes da sua prisão, 27 anos atrás.

várias fontes

Sem comentários: