quinta-feira, outubro 25, 2012

Parece um governo à deriva...

... e muita gente nele à deriva está. Mas o grave é que há quem não esteja mesmo nada à deriva, embora o pareça. Até pela sua aparência enganadora....
O ministro das finanças prossegue a sua estratégia: torpedear o regime constitucional, atacar o Estado de direito, alterar profundamente a relação de forças sociais através de um verdadeiro golpe-de-estado institucional, enraizar a direita no Estado.
Os objectivos (a dívida, o défice, essas coisas...) são cortinas de fumo, as previsões "rigorosas" sempre falhadas são meros instrumentos para entreter, as conferências de imprensa são episódios soporíferos.
Reformular as funções do Estado para além do dito neo-liberalismo, eis o cerne do que se prossegue com pertinaz (e obediente...) determinação.
Assegurar a concretização dos direitos dos cidadãos comuns (ao trabalho, à saúde, à educação... à vida) não seriam, para a estratégia, funções do Estado. Funções do Estado seriam as de criar as condições para que a "economia de mercado" (o capitalismo explorador e especulativo!) possa explorar e especular... E fazer crescer a economia tanto e quando possível para que a caridade possa acorrer a situações de rotura visível (e perigosa!) do tecido social.  

 Pobre da minha geração exangue
De ricos! Antes, como os abrutados,
Andar com os sapatos ensebados
E ter riqueza química no sangue!

Cesário Verde  

2 comentários:

Antuã disse...

Depois de ouvir a crónica do Octávio Teixeira na antena-1 comcluo que o OE é um crime premeditado.

Olinda disse...

Hâ,e tudo parece indicar,uma intencao deliberada da subversao dos valores verdadeiramente democrâticos a nîvel global.Na Grêcia,jâ se torturam manifestantes,lembrando o tempo dos coronêis.Ê o capitalismo,no seu melhor.Os sinais vao aparecendo,para reflectirmos.


Bjo