segunda-feira, outubro 29, 2012

OE13 - primeira votação

A discussão e votação do OE13 é um momento importante no caminho que está a percorrer a sociedade portuguesa. No dia 31 far-se-á a primeira votação, e ela respeita a todos nós. Importa subçinhar que quem a vai fazer são representantes de todos nós - independentemente da responsabilidade que todos temos por quem foi escolhido, ou por termos deixado que outros tivessem escolhido por nós, por abstenção, voto em branco ou nulo - porque a liberdade e a democracia conquistados em 1974 assim o fizeram que seja.
Mas, a esses representantes, não foi passado um cheque em branco. Têm uma constituição para cumprir, têm palavras e promessas eleitorais a respeitar. E têm de ter a nossa vigilância e intervenção. Que não se esgotou ou finou no acto eleitoral, sentados sobre uma cidadania à espera do próximo eleitoral porque apenas assim se exprimiria. Por mais que alguns o queiram esquecer (e fazer esquecer!), há uma democracia participativa que a representativa não substitui. E que tem muitas formas de se manifestar!  


5 comentários:

samuel disse...

Toda a contestação bem intencionada é bem vinda! :-)

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Todos os comentários bem intencionados são bem-vindos (:-)) e todas as palavras amigas são muito bem-vindas...

Um abraço

Graciete Rietsch disse...

Gostava mesmo de ir, mas vai ser difícil.
No entanto vou contestando sempre que surge a oportunidade.

Um beijo

Graciete Rietsch disse...

Gostava mesmo de ir, mas vai ser difícil.
No entanto vou contestando sempre que surge a oportunidade.

Um beijo

Olinda disse...

Ê pena nao poder estar lâ,fisicamente.Estou convicta,que vai estar imensa gente.O camarada Armênio Carlos ,hoje em tempo de antena,apelou ä participacao com um sentido muito firme e digno.

Bjo