segunda-feira, agosto 13, 2012

O desaparecimento dos "documentos submarinos": "Alguém tem de ser responsável"!

de sapo:


“Não fazemos julgamentos sumários, mas há um Ministério da Defesa, não estamos a falar de uma instituição qualquer, que tem a obrigação estratégica de reserva dos documentos e eles desapareceram. Alguém tem de ser responsável, afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, após discursar num comício realizado em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António.

O secretário-geral do PCP disse ser necessário “apurar a verdade” porque a situação do desaparecimento de documentos “é profundamente inquietante num negócio dessa dimensão e natureza, com as condições e contrapartidas que são conhecidas”.

Jerónimo de Sousa frisou que, “se esse apuramento da verdade não se faz, os portugueses têm razões para desconfiar cada vez mais deste poder político que nos últimos anos tem governado o país”, porque “há coisas que não batem a bota com a perdigota” no âmbito desse caso.

O secretário-geral comunista exemplificou com a compra de um eletrodoméstico, que disse ter “dois anos de garantia, enquanto comprar submarinos tem um ano”, e considerou que “há contradições que podem revelar indícios de corrupção”.

Questionado sobre as declarações de Zita Seabra sobre a ligação entre o PCP, a antiga República Democrática Alemã e a antiga Fábrica Nacional de Ar Condicionado (FNAC) para fins de espionagem nos anos de 1980, o dirigente do PCP desvalorizou o tema.

“Quero reafirmar o que o PCP disse: que essa pessoa, as suas afirmações, não merecem nem credibilidade nem comentário. Até diria que, tendo em conta a situação tão dramática que se vive neste país, não devíamos gastar mais cera contra o ruido de fundo”(*) respondeu.

Durante o discurso no comício, Jerónimo de Sousa solidarizou-se com as vítimas dos incêndios do mês passado no Algarve e denunciou a “política de terra queimada” praticada pelos sucessivos Governos e que levaram ao abandono do interior do país e de setores produtivos como a agricultura.

O dirigente criticou a política de “agressão” contra os trabalhadores e de “favorecimento” dos grandes grupos económicos, levada a cabo pelo Governo PSD/CDS-PP e pela “troika” do Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia.

Apontou como exemplo o Grupo Jerónimo Martins, proprietário do Pingo Doce, que recebeu uma “multa de cerca de 30 mil euros pela sua campanha contra o primeiro de Maio, o que significa 0,02 por cento dos seus lucros no primeiro semestre”, numa referência à campanha de 50 por cento de desconto praticada pela cadeia de supermercados nessa data.

O dirigente partidário criticou ainda as consequências negativas que essa política teve para o desemprego e para os direitos dos trabalhadores e reafirmou que “é necessário uma política de rutura, que reafirme a soberania nacional e seja uma alternativa de esquerda”.

Lusa
--------------
* - o que Jerónimo de Sousa disse foi, decerto, "não devíamos gastar mais cera com tão ruím defunto"!... mas a/o jornalista não conhecia o dito popular...

7 comentários:

Antuã disse...

Porque não mandam a Zita a pé a Fátima?

Antuã disse...

Parece que os papéis dos submarinos voaram pois as janelas estavam abertas quando veio uma ventania.

Dédé disse...

Afinal os documentos da compra dos submarinos não desapareceram, estão ao cuidado desta assessora.

trepadeira disse...

Há muitos defuntos políticos que estão por aí a surgir como vermes.

Há que fazer-lhes o velório.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

A questão dos submarinos é apenas um episódio!!!!! Mas grave, tal como os que vão caindo no esquecimento ou prescrição.

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

Esqueci-me de acrescentar que as palavras do Jerónimo são sempre bem elucidativas e dirigidas para o ponto certo.

Um beijo.

Edgar disse...

A notícia do desaparecimento dos documentos talvez possa explicar por que é que certa pessoa apareceu no programa do Mário Crespo.
“No creo en brujas, pero que las hay, las hay”