quinta-feira, agosto 23, 2012

Já assumem!...

em sapo:
 

O Governo já admite arrecadar quase menos três mil milhões de euros em impostos face ao que está previsto no Orçamento Rectificativo. O Executivo reviu em baixa a previsão da receita fiscal para o conjunto do ano e prepara-se para apresentar à ‘troika' um valor que representa menos 8,5% de receita do que aquele que estava previsto.

começam a (ter de) assumir
o que foi previsto e prevenido!

4 comentários:

cid simoes disse...

Se não produzo, se não trabalho, se não ganho, se não compro e se não vendo como é que posso pagar impostos? Mas os velhacos já sabiam...

Sérgio Ribeiro disse...

Velhacos?!
Belo epíteto para tão má gente.

Graciete Rietsch disse...

De queda em queda até que os grandes sacrificados assumam também o seu papel. Mas a História está do nosso lado.

Um beijo.

Ricardo O. disse...

Hoje há um jornal que destaca na primeira página algo como:

Banco de Portugal considera que os salários deverão descer 10% em relação à Área Euro. Ao contrário do que deveria ter acontecido estes agravaram-se face à Área euro.

Em primeiro lugar á necessidade de fazer alguns esclarecimentos.
1) Os custos unitários do trabalho além de pretenderem representar de forma desadequada a evolução dos salários relativos (sobre o qual irei debroçar-em), apresentam uma perspectiva de que a remuneração da força de trabalho é um custo para a sociedade. De facto representará um custo para o capitalista.
2) Mesmo com todas as reservas de considerar a remuneração dos trabalhadores como um custo para a sociedade, precisamos ter em conta que este «indicador» é um rácio cujo numerador corresponderá ao total das remunerações dividas pelo número de trabalhadores por conta de outrém (remunerações não deduzidas dos efeitos de sazonalidade nem da inflação); e cujo denominador correposnderá à divisão do PIB pelo emprego total (PIB real, já deflacionado!). Pelo que poderemos concluir que:
i) se um país sofrer uma inflação mais elevada apresentará custos unitários do trabalho mais elevados, podendo verificar-se, em simultâneo, uma descida dos salários mais pronunciada.
ii) Um país em que a estrutura do emprego total apresente uma menor percentagem de trabalhadores por conta de outrém terá custos unitários do trabalho mais elevados. No entanto, de acordo com a teoria económica quanto maior o número de emrpegados mais elevados serão os salários.
Parece confuso? É! Mas o essencial é que não podemos esquecer que estes indicadores pretendem representar realidades sujeitas a detemrinadas opçõees políticas e ideológicas.