domingo, agosto 12, 2012

Ainda a doce multa ao Pingo ou o pingo de multa ao Doce

Já depois de termos feito o nosso comentário à multa da entidade reguladora da concorrência ao Pingo Doce pela sua espectacular e escandalosa "operação 1º de Maio", vimos a nota do Gabinete de Imprensa do PCP. Não vamos insistir muito mais, aqui, mas retira-se um parágrafo dessa notà para a imprensa (que teve evidente o "devido" tratamento da comuncação social...):

«(..).Veja-se o contraste que representam os critérios aplicados. A um trabalhador que tenha uma dívida pode-lhe ser retido até 33% do seu salário, baixando até ao nível do Salário Mínimo Nacional, enquanto esta multa representa para o grupo Jerónimo Martins um corte de menos de 0,02% dos lucros obtidos apenas no primeiro semestre deste ano(...)».

Até 1/3 do salário num caso, 2 milhiãonésimas dos lucros do 1º semestre noutro! E ainda sem se poder contabilizar quanto, para esses lucros, contribuiu a "operação", além do lado de criação de disponibilidades (dinheiro líquido a jorros nas caixas) com destinos financeiros decerto multiplicadores "fora de portas" (ou "off-shores").



Obrigado, Fernando Campos
(ositiodosdesenhos)

Sem comentários: