terça-feira, junho 19, 2012

Mário Castrim - escrita e crónicas

Por “culpa” de Mário Castrim, muito me tem convocado à escrita. E não é de hoje ou de ontem. É de há quase 50 anos! Mas particularmente nestes últimos dias em que se assinalam os 10 anos da sua morte.
Assim tem tem sido. Directa ou indirectamente, isto é, por leitura (quase sempre releitura) de escritos seus, à boleia de escritos de outros, ou de outros escritos lidos adrede.



À MANEIRA (pretensiosa) DE ENSAIO
SOBRE CRÓNICAS


Num livro de crónicas – O homem na cidade, editado pela Prelo em 1968 – o prefácio de Mário Sacramento, com o apadrinhamento de Fernão Lopes, escrevia que «Está renascendo na Imprensa a prática da crónica – expressão fronteiriça entre imediato e mediato que jornalismo e literatura polarizam…».
E lembro o ano do escrito (que teria sido de 1968), quando havia, quase só, o jornalismo e a literatura. Com as crónicas no meio, entre o imediato de um e o mediato de outra. A literatura com os romances, as novelas, os contos; o jornalismo com as notícias, as reportagens, as opiniões (editoriais, notas do dia, apontamentos). Com as crónicas entre um polo e outro. De que o Pedro Alvim dizia (se bem recordo) que era um tipo de escrita que não consentia uma palavra a mais ou uma palavra a menos. 
Então os espaços, quer em jornais, quer em livros, contados às linhas, à página, às colunas. Passando pelo chumbo, com provas para a censura (para cortes integrais ou de palavras a mais...) ou apreendidos os publicados já em livro e distribuídos.
Era assim.

Hoje, é outra coisa. De outras maneiras se escreve e pode ler.
Há liberdade de expressão. Conquistada. E vilipendiada pelos "critérios editoriais impostos pelos proprietários, pela finança internacional. 
Mas há mais. Há internet e navegação "blogosférica" (para não falar em facebook e aparentados, que têm pouco a ver com esta coisa de escrita e comunicação… são outra coisa).
Os espaços preenchem-se a uma dada quantidade de caracteres, e entra tudo e tudo sai de computadores. Com os tais caracteres rigorosamente contados. Com e sem espaços. E nos computadores tudo fica, gravado, e pode circular em partilha. Com muito mais gente a mostrar que sabe escrever. E bem!
Cá por mim, aproveitei e “inventei” as 100 palavras (à volta de 600 caracteres com espaços). Foi treino para curtas intervenções no Parlamento Europeu e ficou-me o jeito. E tenho, no baú, muitas estórias em 100 palavras. Algumas, no outro tempo, seriam (talvez depois de ouvir a opinião do Mário Castrim) crónicas com problemática passagem pelo crivo da censura... hoje, são prosa em pousio.

1 comentário:

samuel disse...

Deixa lá as estórias sairem do armário, perdão... do baú! :-)

Abraço.