segunda-feira, dezembro 12, 2011

Outra informação - 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

Ontem, terminaram os trabalhos do 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que reuniu em Atenas, de 9 a 11 De Dezembro, 78 Partidos oriundos de 59 países.
No último dia dos trabalhos o Encontro adoptou uma Declaração Final. Esta declaração parte da confirmação do rápido aprofundamento da crise do capitalismo e da intensificação da ofensiva multifacetada do imperialismo, e aponta para o fortalecimento da luta de resistência aos ataques aos direitos sociais, laborais, democráticos e à soberania, por rupturas anti-capitalistas e pela superação revolucionária do capitalismo, como a saída e a real alternativa à crise.
Na decleração, saudam-se as muitas lutas dos trabalhadores e dos povos de todo o Mundo e sublinha-se a importância da solidariedade internacionalista e da cooperação dos comunistas; afirma-se o socialismo como a criação das condições para a erradicação das guerras, do desemprego, da fome, da miséria, do analfabetismo, da insegurança para centenas de milhões de pessoas, da destruição do meio-ambiente e como resposta às necessidades contemporâneas dos trabalhadores.
O 13º Encontro aprovou 7 eixos de acção comum ou convergente dos Partidos Comunistas e Operários:
  • o internacionalismo proletário e o apoio activo as lutas dos trabalhadores e dos povos;
  • a luta contra a agressividade do imperialismo;
  • a solidariedade activa com os povos em luta, vitimas de agressões, ingerência e ocupação;
  • a acção contra o anticomunismo;
  • a denúncia do bloqueio a Cuba e a acção pela libertação dos cinco patriotas cubanos presos nos Estados Unidos;
  • a cooperação no apoio às organizações internacionais anti-imperialistas;
  • a acção em defesa do meio-ambiente e contra o saque aos recursos naturais dos povos.
O Encontro Internacional decidiu que o Partido Comunista Libanês seria o anfitrião da sua 14ª Edição, a realizar em 2012. Os participantes mandataram o Grupo de Trabalho – reconduzido nas suas funções e composição, e que o PCP integra – para a preparação desse encontro nos seus diversos aspectos.
No último dia do Encontro, uma delegação dos seus participantes visitou trabalhadores metalúrgicos em greve há dois meses, dando assim expressão simbólica à solidariedade dos comunistas de todo o mundo à intensa luta dos trabalhadores e do povo da Grécia.

Durante a sua estadia em Atenas, a delegação do PCP realizou encontros e teve, ontem, um encontro bilateral com a Secretária-Geral do PC da Grécia e outros altos dirigentes do PCG.

3 comentários:

cid simoes disse...

Reforçar os laços de classe!

GR disse...

Muito importante esta reunião. Vou tentar ler mais.

BJS,
GR

Olinda disse...

Fico muito feliz com estes encontros,pela sua importancia e porque demonstra que os valores de uma sociedade nova,mais justa continuam vivos.A consciencia comunista vencerá.Nao há outra opçao mais humana.