sexta-feira, outubro 14, 2011

Comentário a não perder

«(...)
Passado o choque inicial pensei:
Atacam os rendimentos dos trabalhadores e dos pensionistas de forma brutal; agravam a exploração dos trabalhadores de forma brutal (à meia hora a mais na joranda de trabalho cortam na remuneração das horas extraordinárias); agravam o IVA de forma brutal; ... e entre outras mal-feitorias alargam a capacidade de dedução dos prejuizos de três para cinco anos (apenas ao alcance das grandes empresas) reduzindo a taxa efecitva de IRC a pagar (uma vez mais pelas grandes empresas) e continuam a não tributar as mais-valias das SGPS...
Os efeitos esperados serão um aprofundamento da depressão económica, aumento da fuga e evasão fiscal por via da menor capacidade do Estado em cobrar impostos e agravamento da fuga e evasão fiscal por opção do Estado em manter e até açargar alguns benefícios fiscais (só para o Grande Capital).
A opção ideológica do Govenro sobre o Estado é muito clara: garantir que o Estado apenas serve para garantir a coação de que necessita para assegurar um clima favorável à exploração e acumulação; que disponibiliza, directa e indirectamente, as rendas necessárias ao capital para contrariar a baixa tendencial da taxa de lucro.
O futuro mais próximo da economia portuguesa é a depressão, o que significa mais desemprego, menos consumo, mais pobreza, mais miséria, mais fome, mais desespero, mais insegurança, maior vilnerabilidade a fenómenos reaccionários e fascizantes.
Temos que encarar esta declaração de guerra como uma oportunidade para alargar a consciencialização de classe e política. Portugal tem futuro. A política patriótica e de esquerda é o futuro que o povo e o país merecem. Vale a pena lutar»!

(Obrigado, Ricardo!)

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

E estas medidas,julgo eu, ainda poderão ser um balão de ensaio pois acarretarão mais desemprego, maior carestia de vida, inevitavelmente menos zelo e portanto recessão da economia.Julgo que medidas adicionais, ainda mais gravosas, poderão vir a ser tomadas.
Vamos ser um país a morrer de fome com meia dúzia de ladrões a gozarem o seu dinheirinho,sem impostos, obtido à custa do esforço dos trabalhadores.
Não é possível continuar-se indiferente.

Um beijo.

GR disse...

Estou muito triste com toda esta situação. Ontem disseram na Tv, que a prostituição está em grande crescimento, o suicídio subiu para também uma grande percentagem. Na Grécia subiu este meio ano 40%.
Retrocedemos tanto! os Lavadouros estão outra vez no activo, para não gastarem água e luz.
Estou triste, mas não desanimada.
Prontinha para Continuar a Luta!

BJS

GR