sexta-feira, setembro 09, 2011

Nova legislação para a intensificação da exploração

AR
Redução das indemnizações por despedimento aprovada
Económico com Lusa
08/09/11 18:21


  • A alteração ao Código do Trabalho foi hoje aprovada no Parlamento com os votos contra de toda a oposição.
A alteração ao Código do Trabalho que estabelece um novo sistema de compensações na cessação de contrato de trabalho reduzindo dos actuais 30 para 20 dias foi hoje aprovada no Parlamento com os votos contra de toda a oposição.


A proposta foi discutida quarta-feira na especialidade e procede à segunda alteração ao Código do Trabalho de 2009.

_________________________________

E a ideia do Álvaro (o ministro...) do 1% para fundo de "compinsação" a encaminhar para a especulação?! Mais um por cento de todos os futuros salários a entrarem na roleta da bolsa, dos "derivados", fora do circuito real, das "cousas".

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

Sei bem porquê, vem-me à memória o «Estatuto do Trabalho Nacional», de 1933...

Um abraço.

Ricardo O. disse...

Só falta acrescentarem os «desabafos» do Sr. Alexandre Soares dos Santos publicado na noite de ontem no «Negócios - Online»:

«Quando pagamos impostos, pretendemos retorno» (aparentemente será justo... mas estará a falar de que retorno?)

«Não me deram nada» (será?...)

«Não ouço ninguém a dizer porque é que não se trabalha mais horas» (ah! afinal começo a perceber de que retorno é que fala...)

Para terminar, fica o registo à referência que Soares dos Santos terá feito, em tom de desabafo (cálculo eu...) reltaivamente à «ingratidão» do trabalhador português (desempregado):
«Por exemplo, Soares dos Santos disse que, na abertura de uma loja no algarve tinha 29 postos de trabalho e apenas quatro foram ocupado.»

Esquece-se o jornalista de perguntar ou referir qual o salário, qual o horário de trabalho, qual o vínculo, quais as condições de trabalho tão "irrsponsavelmente" rejeitadas. Só faltará afirmar que é preciso ir mais longe, não bastará cortar no direito à indemnização por despediemnto, é necessário reduzir ainda mais o subsídio de desemprego e obrigar os "malandros" a trabalharem como e por quanto Soares dos Santos e Cia entenderem.

Sérgio Ribeiro disse...

Fernando Samuel - Ah! pois sabes bem porquê. E por cá também. Só temos de levar esse saber de experiências feito aos que são sistematicamente levados a ignorá-lo. Vamos procurando fazê-lo o melhor que pudemos.

Ricardo O. - É um (des)abafador! Há um pormenor curioso: a pouca atractividade do emprego por o subsídio de desemprego existir não é pelo nível salarial ser tão baixo e as condições de trabalho serem tão más e indignificantes mas por os subsídios serem tão altos (!) e os trabalhadores não gostarem de trabalhar! É a sua "filosofia". Que escora a exploração. É o capitalismo na sua ideologia desumana, em que o outro ou aceita ser explorado ou é um pária.

Abraços fortes

Graciete Rietsch disse...

Em total acordo com os comentários que fizeste.
Essa dos trabalhadores serem uns preguiçosos que querem viver à custa de subsídios muito trabalho me tem dado a tentar esclarecer, mesmo com pessoas que deveriam ter outro entendimento da situação.

Um beijo.