sábado, agosto 06, 2011

Há 66 anos - Hiroshima e Nagasaki

Conselho Português para a Paz e Cooperação
Rua Rodrigo da Fonseca, 56 – 2º 1250 -193
Lisboa, Portugal



***

HIROSHIMA – NAGASAKI / 1945 / 2011

A 6 de Agosto assinalam-se 66 anos de um dos maiores crimes que a história da humanidade conhece.
75 mil pessoas foram instantaneamente mortas devido ao rebentamento de uma primeiro bomba atómica. A cidade de Hiroshima foi arrasada; humanos, restantes animais e plantas ou foram mortos ou ficaram indelevelmente afectados.
A 9 do mesmo mês de 1945, idêntico crime foi praticado sobre outra cidade japonesa: Nagasaki.
Esses eventos funestos foram o culminar do holocausto da 2ª Grande Guerra Mundial.
E foi um acto completamente injustificável e mesmo desnecessário do ponto de vista militar: aquelas cidades não eram alvos militares, a Alemanha tinha-se rendido já, e o Japão, além de derrotado, já dera sinais de se vir a render.
Os EUA, ao utilizarem aquele armamento, quiseram afirmar o seu poder. Foi um aviso a quem pretendesse opor-se à sua hegemonia; uma chantagem e uma ameaça que perduraria sobre os povos.
A actual situação internacional caracteriza-se por guerras de agressão (Afeganistão, Iraque, Líbia) e por continuada manipulação e subversão do Direito Internacional. Algumas potências económicas e militares tornaram usual a hipocrisia, a ameaça, a mentira e o uso da força nas relações internacionais, para subjugar outras nações. Reflexo, também, da mais grave crise financeira e económica desde 1933.
A História não se repete, mas temos que reconhecer existirem preocupantes semelhanças com a situação económica e politica mundial do início dos anos 30.
A grave crise do capitalismo agrava o perigo de uma guerra, porventura geral, que em vista do armamento moderno existente, arrasaria o habitat e a espécie humana. O capitalismo tem encontrado nas guerras uma das saídas para as suas crises, foi assim em 1914, e de novo em 1939. Porém, uma guerra com os actuais armamentos poria em risco a existência da humanidade.
É esta ameaça que os povos terão de eliminar, para que Hiroshima e Nagasaki nunca mais se repitam. E podem fazê-lo!
Nunca na história foi tão necessária a luta pela Paz! Os portugueses têm o direito e o dever de exigir ao Governo de Portugal que actue, nas instâncias devidas, no sentido do cumprimento do Tratado de Não Proliferação Nuclear e de todas as Convenções relativas a armas de destruição maciça.
Ao invocar os crimes de Hiroshima e Nagasaki, o CPPC pretende associar-se e suscitar um forte e activo movimento a favor do desarmamento nuclear e pela Paz.
O CPPC continuará a luta pelo desarmamento geral e pela abolição das armas nucleares.

Lx.4/8/2011

9 comentários:

Carlos Vale disse...

Este, sim, foi um CRIME contra Humanidade.
E nunca houve julgamento em Tribunal. Mas, hoje, a Humanidade voltou condenar o Crime.
Que nunca mais aconteça.
Viva a Paz.
Carlos Vale

Carlos Gomes disse...

Uma curiosidade que não tem a ver directamente com o conteúdo da notícia mas que julgo muitas pessoas desconhecem. Nagasaki era uma cidade construída em grande parte pelos portugueses e onde a evangelização mais se fez sentir. Aliás, possuía muitos templos cristãos que foram destruídos com a bomba.

José Rodrigues disse...

Aposto singelo contra dobrado,que as vozes do dono,EUA/NATO,pouco ou nada vão piar sobre estes crimes!É um bom tema para a intervenção do Jerónimo, hoje, na praia de Miramar e em S.Pedro da Cova!

Abraço

Fernando Samuel disse...

Também eu me virei hoje para este tema - coincidências...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

E quem lançou até hoje as únicas bombas atómicas e logo diferentes? Experiência? não me custa a acreditar! Mas Crime contra a Humanidade, tenho a certeza.

Um beijo.

trepadeira disse...

Exigir o julgamento histórico dos criminosos seria um bom começo,julgo.

Um abraço,
mário

samuel disse...

Crime hediondo!

Abraço.

Pata Negra disse...

O assunto é demasiado sério para um dia de casamento... direi apenas... e, no entanto... e as bombas continuam a cair no oriente, cada vez mais a ocidente, não tardam cá para ver se a gente acorda... ah! não são nucleares! é só para não ferir tanto os corações que são contra a guerra mas pensam como os generais!...
66 anos e, no entanto, aprendemos tão pouco...
Um abraço para acordar a vergonha de nós todos - agora mesmo: mais uma bomba libertadora caiu em Tripoli

Carlos Gomes disse...

Como desapareceu a Guarda Republicana que protegia o aeroporto de Bagdade? Alguém já ouviu falar de umas "minis bombas atómicas" do tipo micro-ondas que libertam uma grande intensidade de calor dentro de um raio de acção limitado?