quinta-feira, agosto 18, 2011

Antologia

do livro de Rui Namorado Rosa «Crise e Transição Política: Metabolismo Social e Material», a ser lançado na Festa do Avante!:

«O planeta Terra tem uma história

O planeta Terra comporta seus mecanismos de transformação e tem uma longa e acidentada história. O Homem é um episódio singular no elenco de espécies que alguma vez povoaram a biosfera terrestre, e esta biosfera é um dos fundamentais objectos e agentes dessa história planetária. O Homem tem-se revelado um dos mais poderosos agentes dessa transformação. Mas a Terra é tanto o suporte da sua subsistência como o seu habitat. Sendo certo que o trabalho humano (manifestação da consciência e do conhecimento adquirido sobre a natureza) exercido sobre o planeta (seus recursos naturais utilizados como matérias primas finalmente convertidos em resíduos e efluentes) é um entre muitos outros dos mecanismos de transformação actuantes no planeta, também é certo que essa transformação actua retroactivamente sobre o Homem e impõe limites às transformações que este pode exercer sobre o planeta. Em primeira instância é uma questão de eficiência da formação social, no limite é uma questão de sobrevivência da espécie humana. (...)» (pág. 87)

6 comentários:

Jorge Manuel Gomes disse...

Mais um livro para comprar na Festa.

Com um abraço,

Jorge

Sérgio Ribeiro disse...

E vale bem a pena, isto é, os euros.
E, apropósito, quando se combina a passagem/paragem por aqui?

Abreijos

Justine disse...

Apetece ler mais...

Graciete Rietsch disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graciete Rietsch disse...

Na Festa do Livro, perco-me sempre. E esse livro de Rui Namorado Rosa, não deixarei de o comprar,pois me interesso muito pela interação Homem- Natureza.

Um beijo.

GR disse...

Um livro para comprar e oferecer.
Depois dás-nos o privilégio de uma discussão, aqui nesta tua casa?

BJS,

GR