terça-feira, junho 28, 2011

Recomendação

Ontem, houve mais um Prós e Contras, na RTP1. Embora canse, por vezes exaspere, vale sempre a pena ver (e, se possível, ouvir...).
Ontem, discutia-se a política do medicamento. Foi evidente a diferença de posições, por vezes o conflito de interesses, e recuei alguns anos até à quase década e meia em que estive ligado, como economista de empresa, à indústria farmacêutica, quando, em Portugal, havia indústria farmaceutica e publicações como uma coisa chamada Mensor. Adiante... que não é dessa experiência que, agora, importa falar.
Importaria falar do negócio em que se tornou o alongamento da vida humana, fruto do processo histórico e progresso social. E a dimensão negócio esteve sempre subjacente embora, de certo modo, abafado no confronto, por vezes conflituoso, entre profissões ligadas à política do medicamento. Ou seja, de parte da política de saúde, de que há um Serviço Nacional de Saúde de que se pretende fazer "tábua rasa".
Mas houve um momento, 6 minutos em muito mais de duas hora, que merece registo e recomendação. Ouça, quem tiver meios os minutos 39,11 a 45.14, em que Luisa Ramos, em nome dos "utentes", metendo o Rossio na Betesga, consegui dizer muito do que tinha de ser dito. E ouvisto!
Falando de nós, do SNS, do que somos e onde estamos. 

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Fui ler, porque os prós e contras irritam-me e eu não vejo.
Mas,de facto, naqueles 6 minutos, Luisa Ramos mostrou o drama que é a saúde para uma grande maioria dos portugueses. E acrescento , a saúde e a vida.

Um beijo.