segunda-feira, janeiro 17, 2011

Um retrato

Em Ponte de Lima, na "memorável" jornada minhota, Cavaco em resposta a uma mulher que o interpelava, respeitosa para não dizer submissamente, queixando-se da sua magrérrima reforma, Cavaco, apontando para a sua/dele mulher ("a minha senhora") e, naturalmente, com todo o desprezo por quem lhe queria falar da sua situação, interrompeu-a e disse o que foi gravado pela TSF:
.
«Esta é a minha senhora. Esta senhora trabalhou praticamente a vida toda. Sabe qual é a reforma dela? Não chega a 800 euros por mês. Foi professora em Moçambique, em Portugal nunca descobriram a reforma dela. Portanto, depende de mim, tenho de trabalhar para ela. Mas como ela está sempre ao meu lado e não atrás, merece a minha ajuda».
.
No meio de toda a campanha, este foi, para mim, o momento mais excitante e esclarecedor.
Qual dívida, qual FMI, quais muitas centenas de milhar de desempregados, qual salário mínimo que só pode aumentar às pinguinhas até chegar aos 500 euros, quais diminuições de salários injustas porque não são para todos, qual mar e heróis dele que já fomos e entregámos à gestão comunitária e aos arrastões de fundo, qual Alqueva à espera da reforma agrária e do regadio, qual aproveitamento do sub-solo, quais indústrias de fileira produtiva, qual tecido económico com micro, pequenas e médias empresas!
Para a minha sensibilidade, este episódio dos 800 euros é mais chocante que as traficâncias e especulações ao nível das centenas de milhar e milhões.
Este é o retrato de uma mentalidade que me/nos envergonha, e que está por detrás, responsável, do estado em que estamos, ou é a sua insuportável face superstrutural, resquício medievo.
Este homem, a dizer isto no século xxi, nunca será o Presidente da República de todos os portugueses, a eleger em 23 de Janeiro de 2011!

10 comentários:

Carlos Gomes disse...

O Distrito de Viana do Castelo é a região do continente que, graças ào índice de precipitação, possui as melhores pastagens e, por conseguinte, as condições mais favoráveis à pastorícia. Não obstante, por imposição da UE em virtude das cotas estabelecidas, viu encerrar todos os postos de recolha de leite nas povoações rurais e, de seguida, as duas fábricas de lacticínios aí existentes - a Lacto-Lima e a Âncora, respectivamente em Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora. E, como se tal não bastasse, o traçado previsto do TGV vai devassar e destruir propriedades rurais e habitações, sendo o concelho de Ponte de Lima o mais atingido. As gentes da região vão ficar a ver passar o comboio nas suas leiras, de mão estendida à espera de uma indeminização miserável pelos estragos que o "progresso" lhes vai causar!...

Ricardo disse...

Sérgio, aqui há claramente um gato escondido com rabo de fora...
Não só choca a conversa sobre a pobre senhora que tem uma pensão de miséria em torno dos 800 euros, como choca o contexto em que esta surgiu, com tanto desemprego, salários epensões de miséria, nomeadamente na região em que se realizou (mas não só).
Mas, e porque esse senhor afirma-se e procura passar uma imagem de integro vale a pena explorar um pouco esta história.
Diz a biografia dessa senhora que a Presidência da República contém no seu sítio que, a «minha senhora» ainda hoje trabalha ou tem uma ligação laboral com a Universidade Católica Portuguesa:
«Actualmente, mantém a sua ligação à Universidade Católica dando aulas extraordinárias de Literatura e Cultura Portuguesa, integradas em cadeiras de diferentes cursos.»
Serão gratuitas, tal como todas as aulas e cursos que tem leccionado ao longo dos tempos? sabes, a minha mãe também é professora, aposentada, e entre 1967 e 1969 acomanhou o meu pai que se encontrava mobilizado em Angola onde leccionou no liceu de Luanda e numa missão em S. Salvador do Congo, hoje Mubanza Congo. A curiosidade que encontro é que este anos de facfo contaram pois, bastaria apresentar testemunhas para comprovar tal actividade. Mas para a reforma contaram os dois anos mais a respectiva bonificação. Agora, o que me intriga é porque razão a Dona Maria é tão penalizada? Será que é por se ter reformado muito antes da idade da reforma? Mas se optou por se reformar antecipadamente porque razão continuou a trabalhar? E não aproveitou estes anos de trabalho para complementar a sua reforma?
Hum!... Segundo parece esta história não só está muito mal contada, como é mais um episódio que demonstra a integridade moral e ética de sua excelência o actula presidente da república e candidato a segundo mandato.
Agora, cabe ao povo, a todos nós votar. Nem que para isso alguns tenham que engolir um sapinho de seu nome Francisco Lopes. Pois, apoiantes e militantes do BE e do PS: votar em branco ou absterem-se porque não se revêm no Manuel Alegre e na sua campanha é votarem em Cavaco Silva, o tal da minha senhora...

Carlos Gomes disse...

A propósito do site oficial da Presidência da República na Internet, existe algo que ainda não entendi. Tratando-se de um regime republicano e o cargo de Presidente da República um cidadão que supostamente é eleito pelos seus concidadãos, não percebo porque se "instituiu" o cargo de "primeira-dama que não aparece na Constituição da República, com direito a site oficial e a representar o Chefe de Estado em cerimónias oficiais... para que a imitação da Monarquia saia mais perfeita, falta apenas o herdeiro ao trono presidencial! Pelos vistos, os portugueses são uns monárquicos envergonhados...

Justine disse...

Mentecapto, pacóvio, machista, egocêntrico, insensível - isto é do que me lembro agora, de entre os epítetos de salão.Os outros, os do vernáculo, ficam para dizer em casa, em voz alta e como catarse...

Graciete Rietsch disse...

Como poderá Portugal progredir com um Presidente tão retrógado?
As palavras que proferiu em relação à mulher eliminaram totalmente qualquer vestígio de humanidade que ainda lá pudesse existir.
É um ser ultrapassado, hipócrita e mau.

Im beijo.

Fernando Samuel disse...

Eleitor que vota numa coisa destas, vota abaixo de zero.

Um abraço.

Maria disse...

Nem consigo classificar o discuro desta 'coisa'.
Cavaco NUNCA será o meu presidente!

Beijo.

Unknown disse...

Que paciência para andar a ouvir alarvidades destas! Eu já desliguei do mono.

samuel disse...

Uma tal Justine... surripiou-me os "elogios"... :-)))

Abraço.

Pata Negra disse...

800 euros de reforma?! - Mentira!
Aguarda-se pedido de desculpas: quando disse "800 euros", queria dizer "800 contos"!
Coitados! Nem sei como sobrevivem!