terça-feira, janeiro 04, 2011

Sobre soberania nacional, uma surpresa

No dia seguinte a uma declaração do candidato Francisco Lopes (não deram por ela? pode ser lida e/ou "ouvista" aqui) em que muito insiste no seu tema da soberania nacional, tropeço num programa de televisão em que se discutia política (?) com a participação de Medeiros Ferreira (ex-ministro e dirigente do PS) Fernando Rosas (deputado e várias coisas do BE) e Santana Lopes (ex-primeiro ministro e activíssimo miltante e dirigente, embora intermitente, do PSD) - não faltará aqui alguém?... -, e tive a surpresa de ouvir Santana Lopes a lamentar-se da ausência, nestes debates de candidatura, de tratamento dos verdadeiros problemas nacionais, e fazer uma referência de excepção ao candidato do PCP, que tinha. e mais de uma vez, trazido ao debate a questão da soberania nacional. Que se impunha discutir, disse ele... logo "afogado" pela verborreia dos outros dois (mais a animadora...)!
Às vezes, há surpresas. A situação que vivemos está de maré para elas.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

As surpresas às vezes vêm donde menos se espera.

Um beijo.

A Chispa ! disse...

A "surpresa" Santana Lopes já não é de agora.

Preocupado que está com o afundamento da economia e falta de "soluções" por parte da sua classe e para que a situação não se agrave e que haja moderação social ele até defende um governo de coligação aberto a todas as forças politicas com assento na assembleia da républica.

Ontem no SIC/noticias às 23h, também Miguel Júdice depois de uma análise onde concluiu que a situação está muito difícil, defendeu o mesmo e quase que conseguiu convencer os seus colegas de "debate".
Porque será que agora passaram a defender o PCP como uma força politica necessária e responsável?

A "surpresa" são eles ou é o PCP que cada mais aparece aos olhos da burguesia como uma força de contenção e moderação politica social perante a ofensiva burguesa capitalista.

Não será que a última proposta aprovada pelo CC do PCP, "Por um Portugal a Produzir" vai ao encontro dos seus interesses?

Duma coisa estamos certos,os Santanas,os Júdices e outros mais não são individuos inocentes e muito menos ignorantes, eles sabem muito bem o que querem.

Um abraço

A Chispa!

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete- contigo conversa-se... e pode dizer-se "surpresa", porque entendes a ironia e a factual ponderação da situação que se vive, situação que leva a que os mais burgueses dos burgueses, mas que guardam uma réstea de lucidez, nos dêem - PONTUALMENTE - razão.
Um beijo

A Chispa ! disse...

Não é de burgueses e reaccionários como Santana Lopes que se pode esperar uma "réstea de lucidêz" ou que "PONTUALMENTE" dêem razão.

O que move Santana Lopes, e daí a sua PONTUAL e RÉSTEA LUCIDÊZ são os perigos que a actual situação económica implica para a sua classe e para o sistema económico que defende, por isso ele opina e sugere para que se lide com o máximo de preseverança e inteligência com todas as forças politicas em presença (neste caso o PCP) no sentido de garantirem a manuntenção do sistema económico capitalista.

Como antes tinhamos dito, reafirmamos: Santana Lopes não é IGNORANTE nem INOCENTE e muito menos ESTÚPIDO.

A "surpresa" não foi da Graciete foi sua. Ó não foi você que achou a atitude de S.L. uma surpresa e agora uma RÉSTEA de LUCIDÊZ que PONTUALMENTE dão razão.

Um abraço

A Chispa!