terça-feira, janeiro 11, 2011

pequeno CURSO DE ECONOMIA

Com uma grande satisfação (que tem vindo a ser adiada), acabo de receber este livro:
É a 2ª edição de um trabalho que foi tarefa em que participei com enorme gosto e vontade de acertar. Do prefácio a esta 2ª edição, de minha responsabilidade, reproduzo trechos, em dois "posts" separados.
1.
«Em 1989, por iniciativa ou aceitação de proposta, os organismos executivos do Comité Central do PCP decidiram colectivamente, como é de norma, que O Militante – PCP – Reflexão e Prática incluísse, em seus próximos números, cadernos destacáveis configurando um pequeno Curso de Economia marxista.
Sob a orientação do camarada Fernando Blanqui Teixeira, foram encarregados da tarefa de cumprir essa decisão os camaradas Fernando Sequeira, Joaquim Gorjão Duarte e eu próprio.
O primeiro caderno saiu com o número de Fevereiro de 1990 e, número a número, os cadernos sucederam-se até ao número, então já bimestral, de Novembro/Dezembro de 1991.
Foram 19 cadernos que podem ser balizados entre a mitificada (e mistificadora!) queda do Muro de Berlim, a 9 de Novembro de 1989, e a extinção da União Soviética em 31 de Dezembro de 1991, “decretada” a 21 de Dezembro.
Muito significativo me parece este facto. Que é, indesmentivelmente, um facto!
Estes cadernos foram sendo elaborados e publicados, com a intenção de serem instrumentos de formação teórica marxista-leninista enquanto pelo mundo, e muito particularmente na Europa, a luta de classes tomava a expressão de uma derrota de certo modo inesperada, apesar dos sinais que se vinham acumulando de erosão económica, política e, sobretudo, ideológica, nos países socialistas, e da incapacidade e/ou traição dos dirigentes dos partidos comunistas desses países.
Também no dito Ocidente, nos partidos comunistas dos países capitalistas, se fez sentir muito profundamente essa erosão e a fragilidade ideológica. Verificaram-se verdadeiras deserções da luta de classes e, pior que isso, deram-se passagens de “armas e bagagens” para o outro lado da luta, com trânsito por limbos de hesitação e procura de caminhos vários, outras mais rápidas e explícitas; uns aberta e publicamente em campanha contra a direcção ou contra quem respeitava os valores e os estatutos da organização, alguns procurando, por dentro, mudar os princípios e a organização.
Houve quem (individual ou colectivamente) não tivesse conseguido interpretar e resistir a uma derrota histórica por estarem a ser dados passos atrás na História da Humanidade, houve quem (individual ou colectivamente) tivesse passado de algum sectarismo partidário e ideológico, consciente ou inconsciente, para a negação da existência da luta de classes (e das classes), para a recusa do marxismo-leninismo como base teórica, do centralismo democrático como forma de organização e funcionamento.
Enquanto isto, o trabalho da nossa pequena equipa, no quadro de tarefas militantes no PCP, avançou, sem hiatos. Não se concretizou através da constituição de um grupo de trabalho formal, com reuniões e discussões periódicas. Encontrámo-nos, conversámos, dividimos tarefas. A esta distância, ficou-me a memória de que foi muito fácil. Não retive a recordação do mínimo atrito, da menor fricção, do mais pequeno azedume entre nós.
(...)»
continua

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Realmente os problemas com os países socialistas afectaram negativamente muitas pessoas.
O tempo foi muito pouco para a sedimentação dos ideais.Há quantos anos o capitalismo domina o Mundo?
E os problemas reslveram-se ou aumentaram?
Vou urgentemente adquirir o livro que apresentaste para poder falar um bocado melhor dos problemas que a Economia Capitalista criou e continua a criar.

Um beijo.

Anónimo disse...

Agradeço que reserve um exemplar para mim. Um abraço e boa campanha que, pelo que vou vendo, está a ser e vai ser dura.

linhadovouga disse...

Tenho a primeira edição... e terei muito prazer em ler a segunda!

Fel de cão disse...

Algo falhou! Este anónimo que reserva livro é gente boa. É Fel de Cão.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - O que nós vivemos! Só espero que o pequeno curso seja útil... como uma peçazinha de um puzzle!

Anónimo... fel de cão - reservado e um terço autografado (eh!eh!eh!)

linha do vouga - a 2ª edição tem um prefácio, foi revista e inclui mais 4 anexos de actualização. Espera-se de ti uma fundamentada e comparada opinião crítica!

Abreijos