sexta-feira, janeiro 28, 2011

Eleições de 23 de Janeiro - resultados globais finais

Não obstante o incómodo, ou aborrecimento, que possa provocar nalguns viajantes fortuitos que por aqui passem, deixo os resultados globais finais, isto é, apurados todos os locais de votos, o que não quer dizer que sejam definitivos, pois pode haver recontagens e alguns acertos.
Apenas quero acrescentar o número de mais de 191 mil votos em branco e de mais de 86 mil votos nulos, representando 278 mil e 6,2% dos votos expressos, mais que triplicando os brancos (+224%) e duplicando os nulos relativamente a 2006 (+171% no conjunto). É um dado político muito relevante, pela "manobra" que a eles levou, e pelo que representa ou pode representar como sinal. Com esses votos expressos a contarem como validamente expressos, Cavaco Silva estaria numa 2ª volta.
Neste apuramento final, é curiosa a votação dos portugueses com residência e inscritos em Espanha, que passaram de 3109 inscritos em 2006 para 3628 (+ 16%), embora apenas 307 tenham votado (contra 261 em 2006), com os votos em Francisco Lopes (39) a triplicarem (+200%) relativamente aos de Jerónimo de Sousa.

6 comentários:

Mário Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GR disse...

Estes votos são de eleitores que tiveram (muitos novamente) de sair do país e tomaram consciência que só há um Partido que os defende, o PCP. Outros não quiseram deixar de votar, em quem sempre votaram.
Seja como for é uma votação, interessante.

Bjs,

GR

Mário Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Pinto disse...

É sempre bom corrigir, 13*300%=39, multiplicou-se em 300% e cresceu 200%.
Afinal somos só 0,01296% dos eleitores que votaram no Franscisco Lopes.

Um abraço!

Graciete Rietsch disse...

A maneira como são calculadas as percentagens tem muita infuência no resultado final.
Mas não deixa de me entristecer muito a perda dos mais de 170.000 votos relativamente á votação no camarada Jerónimo. Terá funcionado a teoria errada do voto útil perante os últimos discursos ameaçadores de Cavaco?

Mas a luta continua e o POVO acordará.

Um beijo.

Maria disse...

Interessante analisar estes números tendo em conta todos os dados disponíveis. Refiro-me ao número de votantes, percentagem correspondente, e o efeito em cada uma das candidaturas (ou somas de candidaturas).

Um beijo
(em mudanças!)