quarta-feira, dezembro 08, 2010

IDH-2010 - a evolução e os de DH muito elevado

Na sequência da observação deste importante material de estudo, e procurando não ser muito cansativo, ou melhor, ter alguma utilidade a informação que resulta deste meu trabalho, vou deixar algumas notas sobre a evolução neste 2oº ano de publicação dos relatórios sobre Desenvolvimento Humano. Na informação para a imprensa, em Nova Iorque, em 4 de Novembro, foi sublinhado que o índice deste ano (IDH-2010) "não deve ser comparado como o IDH que surgiu em edições anteriores do Relatório de Desenvolvimento Humano devido à utilização de indicadores e cálculos diferentes. Assim, excluiram-se 14 países "por falta de dados internacionalmente compilados e verificados".entre eles Cuba, embora logo se acrescente que, para Cuba existem informações para todos os componentes do IDH, excepto sobre o RNB(rendimento nacional bruto), tal como calculado para este indicador. Pelo que, a Cuba voltarei...
Entretanto, é possível reconstituir a série, e o relatório fá-lo, considerando que as análises dinâmicas têm sentido do de 5 em 5 anos.
Neste "post", fixo-me na evolução no quartil superior dos países de desenvolvimento humano, novo critério para os considerados de DH muito elevado, ainda na sequência do que já adiantei, mas agora com base na nova série.
São estes, com os valores para 1980 (anterior ao cálculo de IDH), 1990, 1995, 2000, 2005, 2009 e 2010:

Depois de algumas simplificações por minha conta e risco, trago informação que me parece poderem ser interessantes.
Por agora, apenas deixo um quadro e um gráfico, que comentarei, em que se vê os países que estão entre os 12 primeiros nos anos de 1990, 1995, 2000, 2005 e 2010.
Depois de alguns comentários em próximos "postas" (por agora, repare-se apenas nas espectaculares subidas da Irlanda -de 21º para 5º - e da Islândia e na enorme "recaída" da Islândia - de 14º para 7º e de 7º para 16º -, estando a Irlanda na calha para subir uns largos lugares), irei - passo a passo - deter-me em evoluções mais relevantes de alguns países. Desculpem a "seca" mas... gosto mesmo disto!
E pergunto-me, de vez em quando, como é que os srs. Marx e Engels trabalhavam sem dispor do excel. Eram mesmo "munta" bons!

4 comentários:

Pedro disse...

Caro Sergio Ribeiro, nao sei se sera da sua responsabilidade, mas nao consigo ampliar as imagens, o que torna dificil apreciar o conteudo do trabalho :)

Sérgio Ribeiro disse...

Pedro - Claro que é de minha responsabilidade. No meu notebook consigo ler razoavelmente, usando o zoom. Mas o problema desta "comunicação" é que me atirei a este trabalho, o vou desenvolver acumulando informação interessante e vou "postando" de vez em quando. E procurarei tornar os "posts" legíveis e com um mínimo de interesse.
Alguma coisa se aproveitará.
Saudações

Maria disse...

Muito interessante este post.
Podemos sempre aumentar o tamanho do blogue no ecrã, Sérgio. Reconheço que como estão os quadros são difíceis de ler...
Voltarei aqui.

Beijo de boa noite.

yanmaneee disse...

polo ralph lauren
hermes belt
kyrie 5
goyard handbags
lebron 16
hermes
air jordan
supreme shirt
christian louboutin shoes
canada goose