quarta-feira, dezembro 29, 2010

IDH-2010 - continuação (Chipre e Portugal -1)

É dos trabalhos que (me) absorvem. Procurar encontrar, nos números, as realidades que eles deveriam representar. Procurar, através da sua análise, as realidades que quero conhecer.
O IDH ajuda-me... e absorve-me.
Chipre é um Estado-membro da União Europeia de que pouco se fala. E ainda bem... e ainda mal.
Ainda bem, porque é sinal de que não há coisas graves e que o País segue o seu rumo; ainda mal, porque em Chipre se vive uma situação em que não é admissível aceitar o statu quo da ocupação turca.
Também - e de que maneira! - porque tem um partido comunista, o AKEL, com mais de 30% de votos e um Presidente da República que é membro desse partido, e dele até foi secretário-geral.
Tudo motivos de muito interesse, e que melhor comentarei noutros "posts". Para este, apenas (!?) um trabalho de compilação e confronto (que bastante trabalho - com algo de lúdico... - me deu).

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Já sabia que o PC de Chipre tem uma grande implantação e que o Presidente da República pertence ao Partido. Mas pergunto, até quando a UE vai tolerar isso?

Estive a tentar analisar o quadro e pareceu-me que quanto aIDH não vai mal.

Um beijo.

José Rodrigues disse...

Se a necessária/indispensável unidade nacional do povo cipriota fosse um facto,seria melhor ou pior?Quem tem medo dessa unidade?O Império e seus grilos falantes falam pouco do assunto.Manobram na sombra...


Abraço

samuel disse...

Essa informação dos comunistas e do Presidente é tão "inconveniente"... francamente, Sérgio! Estamos na União Europeia, balhamedeus! :-)))
A alguém interessa a divisão... ou não seria tão "defendida".

Abraço.

Justine disse...

Estás a criar em mim um desejo "incontrolável" de visitar Chipre...:))