segunda-feira, dezembro 06, 2010

China e Russia - o mais populoso e o maior

Os presidentes dos executivos da China e da Rússia (o mais populoso e o maior dos países do mundo, dois dos BRIC) terem tido um encontro na semana passada mão mereceu (não diria estranha mas) significativamente relevo algum. Dele pode ler-se referência no google e adequado relevo aqui, no blog antreus.

O facto de terem decidido passsar a usar as respectivas moedas nacionais nas suas relações económicas, para evitarem "contaminações" provocads pelo dólar, tem o maior significado - até pelo exemplo - e essa decisão poderá, ela sim, provocar "contaminações" de outro tipo.

Todos estes processos exigem muita cautela, muita paciência ("chinesa"...) até porque a China, na posse do mais elevado valor (de muito longe) das reservas monetárias mundiais, grande parte tituladas em dolares, terá todo o cuidado em não as desvalorizar nem muito nem muito rapidamente, pois isso ser-lhe-ia muito prejudicial no caminho que vêm percorrendo.

Mas o sinal dado neste encontro é muito significativo. Como o silêncio à volta dele.

1 comentário:

Justine disse...

Eu, que nada percebo de economia a não ser o que apreendo por osmose{:)))))}, acho esta notícia muito interessante. E se não foras tu para no-la dares...