quinta-feira, dezembro 09, 2010

Até quando?, até onde?

Foi o PEC1 (e já havia um outro, também PEC, que era da União Económica e Monetária), o PEC2, o PEC3, o OE2011, Sempre para "acalmar os mercados". Sempre colocando-se na posição em que a Alemanha perdeu a guerra, como se dizia quando eu era ainda um jovem.

Sempre com afirmações, PEC a PEC, de confiança balofa. E "eles" sempre a elogiarem, a dizer que íamos no bom caminho, e a exigirem que ainda nos agachássemos mais. Era esta a versão...

Depois da Irlanda, é que tudo ia acalmar de vez. Diziam. Nós, os de Portugal, não precisavam de ajuda nenhuma. Desde que...

Desde que se cumprissem umas certas ordenanças no que se refere à leis laborais. Pouca coisa. Diziam.

Houve umas engolidelas em seco, mas logo se metamorfosearam ordens vindas de fora em decisões tomadas cá dentro. Sem qualquer pudor.

Foi hoje. E foi o ministro da economia que, esgotado o ministro das finanças, disse coisas. Esperadas. Depois das reuniões que o primeiro ministro convocou e "liderou", acompanhado também pela inefável ministra do trabalho, com os dirigentes das centrais sindicais, veio, com imensa "lata", afirmar o que o governo quer fazer, que coincide com aquilo que é o que, de Bruxelas, lhes foi ordenado que fosse feito.

Até falou, também, em "outras medidas de estímulo à economia", mas sem dizer quais pois tudo se resume, sempre, aos "custos do trabalho" e, agora, especificamente, às dificuldades e indemnizações por despedimentos.

Este espectáculo é indecoroso.

7 comentários:

Maria disse...

É o rosto do governo. É o agachar até se ver o que se presume seria íntimo e não deveria ser visto. Digo eu, antiga...

...... disse...

Tempo houve em que "palavra de honra" era um pleonasmo!

Anónimo disse...

A que o sr. J. Proença rspondeu com a seu espírito intransigente que estava aberto á questão das indemnizações. Muito bem sr. Proença, como lhe ficam bem estas qualidades sindicais!!!
E o que diz disso o sr. Silva?

Graciete Rietsch disse...

Que mais seremos obrigados a fazer às ordens de Bruxelas?

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Sempre que o «patrão» diz: é assim, o governo diz: direi mesmo mais: é assim...

Um abraço.

Anónimo disse...

Caminhamos para o esclavagismo?

Antuã

ernestoazevedo@hotmail.com disse...

Esta imagem diz tudo! de como o ministro das finanças obteve a ordem de execução!
Por outro lado gostaria ainda de falar que finalmente o J.Proença obteve a sua tábua de salvação para dar corpo aos objectivos para que foi instituído.Andou durante todo tempo de mobilização para a greve geral de 24 novembro a tentar que alguem lhe desse um argumento para saltar fora, o que naturalmente iria acontecer,e finalmente estenderam o tapete de cor amarela de que precisava, para se espraiar à mesa do reino.