segunda-feira, outubro 11, 2010

O que é isso do orçamento? - 2

continuação

Então, nessas iniciativas a que me chamavam para debatermos o PEC, começava assim, com apoio de meios informáticos (PowerPoint) e por tópicos:

  • O que é um orçamento?

Há orçamentos familiares, de empresas, do Estado.

Nós, cada um de nós, tem um orçamento, sobretudo quando constitui família. Em casa dos meus pais, o primeiro orçamento que conheci tomava a forma de envelopes por onde distribuiam as receitas no início do mês, devendo durar a dotação em escudos - em "mil reis"... - até ao fim do mês. Podia haver reforços (raro...)transferências de envelopes (orçamentos suplementares) e, se sobravam algumas moedas num ou noutro envelope, era sinal de boa gestão.

As empresas têm os seus orçamentos e o Estado também tem um Orçamento, quer dizer, têm previsões de receitas e despesas para um determinado período de tempo!

  • Orçamentos e Orçamento do Estado

  • As diferenças

Claro que as diferenças não são apenas de dimensão, a começar pelas letras, que faz com que os orçamentos familiares (e das empresas) se escrevam com minúscula no início e o do Estado com maiúscula: Orçamento.

No caso dos nossos (pequenos) orçamentos parte-se das receitas para as despesas previstas, no do Orçamento do Estado parte-se das despesas previstas para as receitas a cobrar.

Isto tem de ser melhor visto, até porque, nos dois casos, pode haver igual recurso ao mesmo expediente: o crédito, para reforçar receitas escassas ou despesas excessivas.

continua

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Hoje não há orçamento familiar que se aguente até ao fim do mês, sem enormes sacrifícios, com o aumento constante dos preços dos bens necessários.
O nosso país nunca esteve preparado para o euro e as medidas adoptadas ainda pioraram a situação.

Um beijo.