quinta-feira, setembro 16, 2010

5 de Outubro de 1910 e a República Portuguesa

É significativa a atenção e a importância dada a Portugal e ao 5 de Outubro de 1910 por Lenine, antes da União Soviética.
Essa atenção reflecte-se, mais tarde, muito mais tarde, num interessante artigo de Nikolai Efimov, na revista Ciências Sociais da Academia das Ciências da URSS, traduzido no primeiro número dessa revista em edição portuguesa de edições avante!, no ano de 1978.
É também de referir que esta revista (trimestral) começou a publicar-se na União Soviética em 1970, como repositório de trabalhos da Secção de Ciências Sociais da Academia das Ciências da URSS, e se publicava, então, em inglês, francês, espanhol e alemão.
Com 18 páginas, o autor começa por traçar uma sucinta panorâmica da situação económica e política portuguesa no final do século XIX/começo do século XX, a partir de várias fontes, em particular relatórios do embaixador da Rússia em Lisboa, segundo os Arquivos da Política Externa Russa (APER).
É interessante a atenção que merec a “Carbonária” e outras considerações. A que voltarei, Mais perto do 5 de Outubro.

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Estou ansosa pelas coisas que voltarás a dizer-nos até porque Buíça, Alfredo Costa e também Aquilino Ribeiro eram membros da Carbonária.

Um beijo.