quinta-feira, agosto 26, 2010

No "expresso" de hoje à tarde

Viagem para Fátima

Se já tantos escreveram,
se Saramago escreveu*,
se Mário Castrim escreveu**.
porque não hei-de escrever eu?

* - No ano da morte de Ricardo Reis
** - A caminho de Fátima

1.
Parecem metralhadoras
as ininterruptas faladoras!
‘Inda por cima em crioulo...
… dão-me cabo do miolo!

2.
Um bebé que chora
toda a hora
(e mais meia...)

3.
A mãe embala,
docemente,
a tia (?) adormeceu,
finalmente.

4.
Um pé grande, grande
(p’raí 44, no mínimo)
vem do banco de trás
e zás!
instala-se no banco vazio
aqui ao lado do meu,
deve ser do tio.

5.
Um pé grande, enorme,
todo mulato menos na sola,
extremidade de um corpo que dorme.
Deve ser de Angola...
.
6.
Branco na planta que espanta,
luzidia,
aqui está,
a fazer-me companhia,
um pé enorme,
que dorme.
.
7.
... e só lhe falta ressonar
(faço-lhe justiça,
não há que dizer:
bem lavadinho, nenhum cheirinho
e unhas bem cortadas)
Deixá-lo estar...

8.
Nos lugares à frente
6-orientais-6,
desses, das peregrinações.
São três casais
de 3-gerações-3.
.
9.
Vieram de longe,
cheios de fé.
Já começaram a rezar,
mesmo sem virem a pé
têm promessas para pagar!

10.
Vão até Fátima,
e em Fátima vão ficar
… e eu também...
faço escala de curta paragem,
estou de obrigatória passagem.
Sou o peregrino acidental
para chegar ao Zambujal.
(Aleluia!)

11.
Há os que,
expressamente,
seguem rapidamente para Braga,
Boa viagem!
25.08.2010

4 comentários:

samuel disse...

Sérgio!!! Isto é muito bom!

Grande abraço.

Justine disse...

Abençoada viagem, que se faz produzir assim! (Nunca mais te dou boleia:))) )

Pintassilgo disse...

Onde é que fica fátima? Isso não é perto de Portugal?!....

Maria disse...

Lindo!!!!!

Um beijo.