sábado, junho 26, 2010

Reflexões lentas - o serviço público e as empresas - 5 (energia)

Não tenho a intenção de estar a apresentar estudos sobre empresas ligadas à prestação do que era conhecido como serviços públicos. São meras informações, ao alcance de todos (os que tenham acesso à internet…), escollendo alguns dados que relevam o facto de esses ainda chamados “serviços públicos” (ou com designações próximas), ainda que continuando explicitamente a ser considerados nos seus objectos sociais, parecem muito afastados das finalidades reais das empresas muito mais de ordem financeira, enquanto áreas de negócios.
Assim, a Galp, sendo, hoje, (como se define) “o único grupo integrado de produtos petrolíferos e gás natural de Portugal, com actividades que se estendem desde a exploração e produção de petróleo e gás natural, à refinação e distribuição de produtos petrolíferos, à distribuição e venda de gás natural e à geração de energia eléctrica" é (também por sua definição) “a Galp Energia SGPS, S.A. (que) é uma sociedade emitente de acções que se encontram admitidas à negociação no mercado de cotações oficiais da NYSE Euronext. De acordo com as melhores práticas o modelo de governo assegura um conjunto de órgãos sociais com competências deliberativas, executivas e de fiscalização.”
«Descrição dos principais accionistas
As participações qualificadas no capital social da Galp Energia, foram calculadas de acordo com o artigo 16º e 20.º do Código dos Valores Mobiliários. Segundo estes artigo, os accionistas da Galp Energia têm que notificar a Empresa sempre que as suas participações atinjam, ultrapassem ou se reduzam em relação a determinados limites. (...)

.
Participações Qualificadas
Amorim Energia, B.V. Países Baixos - 276.472.161 acções 33,34%
Caixa Geral de Depósitos Portugal - 8.292.510 acções 1,00%
Eni, S.p.A. Itália - 276.472.161 acções 33,34%
Parpública - Part. Públicas Portugal - 58.079.514 acções 7,00%
Free-float
Restantes accionistas - 209.934.289 acções 25,32%
.
Os seus segmentos de negócio são, como se pode ler:
  • Exploração & Produção
  • Refinação & Distribuição
  • Gas & Power

.

As vendas trimestrais da Galp são de cerca de 3 mil milhões de euros e a sua dívida total era, em 31 de Março de 2010, de 2, 449 mil milhões de euros (eu vou somando...).

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Os pormenores dos negócios não os entendo. Apenas constato que estas políticas neo liberais e financeiras cada vez mais eliminam a função pública de tais empresas, arruinando os utentes, mesmo aqueles que ainda tinham uma capacidade económica aceitável.
E assim a pobreza vai aumentando assustadoramente.

Um beijo.

Antuã disse...

Sem ser escuteiro eu, de acções, só percebo de boas acções como lutar por uma sociedade em que todos os homens são verdadeiramente pessoas.