segunda-feira, maio 10, 2010

Viagem POR Cuba - 1

Durante esta semana, sempre por esta hora, vou deixar aqui mensagens a que chamei viagem POR Cuba, à boleia de indicadores de desenvolvimento humano (PNUD-IDH). Porquê? Porque Cuba e a sua Revolução merecem, porque viajar é preciso, porque nós precisamos!






No ano passado, entre as várias iniciativas que comemoraram os 50 anos da Revolução Cubana, coube-me fazer uma intervenção a que dei o título Visão histórica da Revolução Cubana (vista de Portugal e por um português que, a 1 de Janeiro de 1959, acabara de fazer 23 anos). Gostei de a ter feito…
No dia 24 de Abril deste ano, fui convidado a participar numa outra iniciativa sobre Cuba, atacada como sempre e por todo o lado, no cerco que lhe fazem, mas, nesta altura, particularmente numa coisa chamada Parlamento Europeu.
De novo o fiz com grande gosto (e honra). Para isso, me socorri do texto de há cerca de um ano, e em determinada altura, reproduzi:

«Mas… ao fim de 50 anos, destes 50 anos, que País é Cuba? Com o vêem os portugueses, como o vê este português que durante 50 anos acompanhou o seu percurso histórico? Que país é Cuba socialista?
(…)
Mas… apesar do bloqueio, da violência contra si ao longo destes 50 anos, das catástrofes e traições, da exemplar solidariedade, sempre com tudo contra e sempre por todos, Cuba é ou não um País em que o povo vive melhor, melhor hoje que ontem, melhor ali que nos países perto ou longe, um País que tem futuro, um País que é O FUTURO?
Não respondo, que sou suspeito. Mas vou buscar a resposta a um indicador criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que suspeito não é, ou bem pelo contrário como aquela história de não ser a favor nem contra antes pelo contrário, e também porque ficaria mal o economista que não trouxesse alguns números, não é verdade?
Pois esse indicador, o índice de desenvolvimento humano, coloca Cuba em 51º lugar, entre os 182 escrutinados, o que é muito significativo pois, sendo um indicador que corrige o mero crescimento económico medido pelos PIBs (produtos internos brutos) com indicadores sociais, faz com que Cuba seja, de longe, o que dá o maior salto subindo 43 lugares, pois em indicador exclusivamente económico (ou economicista) estaria em 94º lugar entre os 177 listados neste indicador. (…) Em contrapartida, os Estados Unidos descem 10 lugares entre o seu lugar na ordenação dos PIBs e a do desenvolvimento humano.
Quem escolheu os indicadores para corrigir o estrito crescimento económico foram os técnicos do PNUD, quem fez os cálculos foram os técnicos do PNUD, mas a nós não nos pode surpreender que assim seja uma vez que os indicadores que vêm corrigir a ordenação por critérios estritamente económicos, são baseados em indicadores de saúde e de educação.
E todos sabemos que a educação foi, com a reforma agrária, o primeiro objectivo da revolução, e objectivo alcançado pelo primeiro país do mundo em que se erradicou o analfabetismo e os níveis de literacia e cultura estão entre os mais elevados de todos.
E todos sabemos que a saúde dos seres humanos tem sido tratada como um direito, e um direito de todos os povos e não só dos cubanos, como a solidariedade com os vizinhos e os longínquos o comprova de forma que não é possível escamotear. (…)
Antes de mais porque a educação e a saúde são direitos, como tantas Constituições e legislações consagram mas cujas práticas são as do negócio da doença e do negócio da formação orientada para o serviço dos detentores dos meios de produção.
(...)»
.
Continuei a minha intervenção, no dia 24 de Abril, actualizando estes e colocando outros aspectos relativos à realidade cubana e, pronto..., foi mais uma tarefa cumprida. Com muito gosto e utilidade minha.
No final de sessão, fui abordado por camaradas que me puseram algumas questões e desafios e voltei para casa com trabalho para fazer. Insatisfeito com o que tinha deixado feito, como parece ser(-me) inevitável.
continua

4 comentários:

Justine disse...

Talvez este teu texto pedagógico ajude a tirar algumas dúvidas de algumas cabeças...

Graciete Rietsch disse...

Já fui a Cuba e gostei mas julgo que com os teus textos pedagógicos como diz a amiga Justine,com o que concordo totalmente, vou ficar mais esclarecida e gostar ainda mais

Um beijo.

Maria disse...

Este texto (e os que se lhe seguem) são para imprimir quando voltar.
Até já Lagoa, mas é irresistível não passar por aqui antes de...

Beijos.

Antuã disse...

Temos que ter paciência e continuar a esclarecer. A campanha capitalista é imensa e aproveita-se da ignorância e da ingenuidade das pessoas.