quinta-feira, maio 06, 2010

O apoio ao TGV

Depois de tanto ter passado, em roda-pé televisivo, o apoio do PCP ao TGV, espero que tenha ficado claro - bem como outras coisas - que esse apoio tem 3 condições cumulativas:
.
.
.
  1. Será no quadro do apoio ao investimento público (por favor, um mínimo de honestidade, srs. economistas de serviço: parem com as confusões entre investimento público e despesa pública!);
  2. Será no contexto da valorização de toda a rede ferroviária nacional;
  3. Desde que o o projecto incorpore indústria e trabalho vivo nacional.

Foi assim que ouvi (o que já tinha lido, pelo que apenas confirmei).

E garanto que estava muito atento, apesar dos esforços da D. Judite para que não ficasse claro o que é claríssimo, e o Jerónimo claramente disse! Como tudo a que respondeu. Com toda a clareza!

9 comentários:

Maria disse...

Pois foi. Para desespero dela...

Beijos.

GR disse...

Clarríssimo como a água.
Só tenho pena, não fazeres tempo de antena na Tv.

Bjs,

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Reproduzo o que um anónimo (salvé!) colocou como comentário em outra mensagem neste blog:

Anónimo disse...
Jerónimo de Sousa garantiu hoje, terça-feira, que o partido irá apoiar no Parlamento o decreto-lei de concessão do TGV, desde que estejam reunidas três condições que considera essenciais.

"Em relação ao TGV consideramos que devem existir três condições fundamentais: a defesa e modernização da nossa linha ferroviária nacional, que o investimento seja público e que haja incorporação da produção nacional nesse projecto", disse o secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa falava durante uma acção de rua junto aos CTT dos Restauradores, em Lisboa, onde esteve para se manifestar contra a privatização dos Correios.

Afirmando que "ainda não conhece o conteúdo do contrato que vai ser estabelecido", o secretário-geral do PCP sublinhou que o partido "é a favor do investimento".

"Precisamos de criar mais riqueza, criar mais emprego com mais investimento público mas com base em condições objectivas que levem a essa perspectiva de crescimento", afirmou. (fonte JN)

5/5/10 12:35

Esta mania de sermos coerentes e de dizer sempre, e emtodo o lado a mesma coisa!

Anónimo disse...

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

"Investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis).

Anónimo disse...

Despesa pública é a aplicação (em dinheiro) de recursos do Estado para custear os serviços de ordem pública ou para investir no próprio desenvolvimento econômico do Estado.

As despesas públicas devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento público. Exceção são as chamadas despesas extra-orçamentárias.

As despesas públicas devem obedecer aos seguintes requisitos:

* utilidade (atender a um número significativo de pessoas)
* legitimidade (deve atender uma necessidade pública real)
* discussão pública (deve ser discutida e aprovada pelo Poder Legislativo e pelo Tribunal de Contas)
* possibilidade contributiva (possibilidade da população atender à carga tributária decorrente da despesa)
* oportunidade
* hierarquia de gastos
* deve ser estipulada em lei

Sérgio Ribeiro disse...

Maria - Ela bem quis... mas a firmeza e a calma segurança contam muito. Pena é que quem estava a ver não valorize muito essas qualidades dado o ambiente envenenado que vivemos.
GR - O meu tempo de antena é este. E agradeceço-vos muito por tanto me estimularem.
Anónimo - Obrigado pelas tuas excelentes ajudas. Mas porquê anonimo. Pedia-te que arranjasses (vá lá...) um heterónimo.

Abraços.

Graciete Rietsch disse...

Percebi muito bem as condições impostas pelo PCP para um possível apoio à construção do TGV Mas há quem não compreenda ainda.
Portanto tenho lido com atenção os "post" e creio estar esclarecida.

Um beijo.

Antuã disse...

Mas eu não acredito que eles aceitem as nossas condições. Continuarão a encerrar linhas tradicionais e darão tudo aos grandes grupos capitalistas.

fotomiles disse...

Já estamos na banca rota isto é uma vergonha!Onde vamos parar

Deixo aqui o meu blogue: http://proletariado.blogs.sapo.pt/