segunda-feira, maio 17, 2010

IVA - pontos percentuais e percentagens

Aquando das eleições - nas do ano passado, mas já antes - andei metido em trabalhos a tentar ser claro quanto à diferença entre percentagens e pontos percentuais. Uma diferença aparentemente só técnica.
Pouco sucesso terei tido mas, hoje, na reunião do CC do PCP, o secretário-geral, a propósito dos aumentos no IVA, além de sublinhar a característica "cega" desse imposto inirecto, que atinge todos independentemente dos seus rendimentos, fez a distinção entre percentagens e pontos percentuais, mostrando como, à "cegueira", se junta uma maior penalização para os chamados bens de consumo essencial que, por o serem, têm taxa reduzida de IVA, que passará para 6%, por aumento de 1 ponto percentual sobre 5% de imposto, aumento que se disse igual - em pontos percentuais! - ao do IVA dito normal, que passará de 20 para 21%, mas que - em percentagem! - será subida muito mais gravosa a taxa reduzida que para a normal ea intermédia.
Ora, vejamos:
  • passar de 5 para 6 representa um acréscimo de 20%,
  • passar de 12 para 13 representa um acréscimo de 8,3%,
  • passar de 20 para 21 representa um acréscimo de 5%,

o que quer dizer que os bens essenciais, como pão, medicamentos, livros, terão um acréscimo percentual de IVA quatro vezes superior ao da taxa normal e quase duas vezes e meia superior ao acréscimo do IVA na taxa intermédia.

Um pormenor (não tão menor como isso...) que revela que, além do IVA ser "cego", os acréscimos deste imposto vão contribuir para ainda mais agravar a injustiça social em que vivemos, ao mais agravar a taxação dos produtos de primeira necessidade que, por isso, justificam taxa reduzida!

4 comentários:

Maria disse...

Este post está claríssimo.
Falta falar do IRS, dos aumentos anunciados, que são muito mais gravosos para quem ganha menos do que para os que têm ordenados chorudos...
Quem paga mais é sempre o que menos pode.
Bolas que já chega!

É dia 29!!!!!!!!!!!!

samuel disse...

Será um pormenor, mas como bem dizes, nas carteiras dos que menos podem será um pormenor de grande peso...

GR disse...

Este post já está a correr em e-mail (identificado pelo autor), pois está muito esclarecedor.
Enviei como assunto," Para as Bestas que continuam a votar nestes ladrões".
Quisesse o povo e não estariamos nesta situação.

Bjs,

GR

Graciete Rietsch disse...

Querido camarada
Como fiquei contente comigo, mas triste por todos nós, ao ler o teu "post" pois eu tenho já chamado a atenção para esse facto( não com cálculos tão rigorosos,claro) a vários amigos meus.
Um grande abraço.