quarta-feira, maio 19, 2010

Eleições em Cuba

Em Cuba,
estão constituídas
as Assembleias Municipais
do Poder Popular
(por Erica Soares)
Havana, 19 de Maio (Prensa Latina)


Foram hoje foram constituídas as 169 Assembleias Municipais do Poder Popular (governos locais) em Cuba, no seu décimo quarto mandato.
Este acto encerra o processo de eleição de 15.093 delegados locais, convocado pelo Conselho de Estado no início de Janeiro.
Sob a direcção de cada Comissão Eleitoral Municipal, os representantes escolhidos nas eleições de Abril e Maio tomam posse dos seus cargos em sessões solenes. Após a apresentação de várias propostas das Comissões de Candidaturas, elegeram-se o presidente e vice-presidente de cada Assembleia Municipal para um período de dois anos e meio, como estabelece a lei.
Os candidatos a estes cargos emergem de um longo e rigoroso processo, no qual se realizaram consultas para conhecer a opinião dos delegados eleitos, de outras autoridades dos territórios, de colectivos de trabalhadores e de outros cidadãos.
Segundo os números oficiais, quase metade dos recentemente escolhidos foram reeleitos, totalizando 7.402, mais 987 que os reeleitos nas eleições de 2007. Do total, 5.046 são mulheres (mais de 1/3, 33,4%), 5.944 (40%) têm pele negra ou mestiça, e 2.465 (mais de 16,3%) não ultrapassam os 35 anos de idade.
Como estabelece a Constituição, as assembleias são os órgãos superiores locais do poder do Estado nos territórios, e estão investidas da mais alta autoridade para o exercício das funções do Estado em suas respectivas localidades. Além disso, coparticipam no desenvolvimento das actividades e no cumprimento de planos e projectos que não sejam de sua competência mas envolvam o seu território, conforme o disposto na lei.

3 comentários:

Cid Simões disse...

Cadê esta notícia nos nossos(?) jornais?

samuel disse...

Logo... uma ditadura! :-)

Abraço.

Anónimo disse...

Querer esconder a ditadura com eleições é costume das ditaduras. Quantos dos candidatos podiam ser contra o Estado Socialista? Quantos dos candidatos podiam ser contra o Partido Comunista Cubano? Há eleições e há castigos para quem seja contra. Isto é o que acontece em Cuba há muito tempo.