quarta-feira, maio 19, 2010

É cá uma perturbação e uma correria!

Se outros efeitos não tivesse a apresentação desta moção de censura, se não tivesse sobretudo o efeito de acompanhar, na frente de luta institucional, a luta que se desenvolve noutras frentes no sentido da tomada de consciência das razões da situação objectiva que estamos a viver e de mobilizar as massas para fazer frente à verdadeira ofensiva que terá dado um salto qualitativo, o efeito nos outros partidos é evidente.
O PS (alguns dos seus porta-vozes) reagiu à sua maneira, com sobranceria, menosprezando, etiquetanto, chegando ao insulto a partir de critérios e conceitos que, por serem seus, teriam de ser de todos… mas não é capaz de esconder alguma perturbação; o PSD, começou por dizer (pelo seu actual representante-mor na AR) que tinha a tarefa facilitada por a moção ser apresentada também contra o PSD, pelo que seria decorrente a posição contra tal iniciativa, mas o secretário-geral veio corrigir, dizendo que o PSD se deveria abster por o governo merecer censura; o BE e o CDS-PP trataram, de imediato, de procurar recuperar da perda de iniciativa e de protagonismo, um – o BE – reconhecendo que a iniciativa do PCP merece o seu voto favorável mas avançando com iniciativas suas que, apesar dos esforços dos seus pontas de lança na comunicação social, não “pegam”, agora, neste quadro criado, outro – o CDS-PP – fazendo silêncio sobre a moção (deverão manter o “tabu” da posição até ao fim, a ver como “param as modas”), mas já avançou com iniciativa sua nesta área dos impostos, recusando a regressividade.
Isto está curioso, neste plano, podendo resultar o facto político inescamoteável de haver uma moção de censura (política!) à política de direita, e ter apenas contra ela os deputados do partido do governo, com a abstenção dos dois partidos que a têm sustentado.
De qualquer modo, o fundamental é que sirva para tomada de consciência e mobilização contra o que está a cair-nos em cima no pressuposto de que estamos resignados, rendidos à fatalidade e inevitabilidade das medidas que nos agridem!

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Eles lá se vão defendendo como podem mas espero bem que as pessoas tirem as conclusões mais que evidentes.

Um beijo.

samuel disse...

Foi em cheio, bem no meio da cara. Não esperavam... e ainda não se refizeram do sobressalto. Todos.

Abraço.

cetautomatix disse...

Não acho bem. Não sei qual será a reacção dos mercados! Ficarão mais nervosos? Vão esperar para ver se a "fera" reage bem? O euro vai descer mais? Valha-me deus. Tanta incerteza que me assalta. Já não sei se esta moção me deve fazer mudar o dinheiro de off-shore. Será que este que tenho usado é seguro? E agora? Até o Ulrich já saiu do TGV. Céus! Não bastavam estas inquietações ainda vêm estes comunistas com esta. Ai ai.

Fernando Samuel disse...

Também acho que o fundamental é isso que dizes.

Um abraço.

cristal disse...

Visto e aprovado... Só para que saibas e para ver se desta vez fica registado...