domingo, abril 18, 2010

Histórias ante(s)passadas e entre-cruzadas, ou entre escudos e euros

1. Em tempos que já lá vão, e muitos tempos são, a gasolina custava 4$60 o litro. E era só uma, nem sei se de 95 ou 98 (parece que) octanas). Ou seja, ao câmbio actual, 2,3 cêntimos.
O que sei, ou do que me lembro, é que chegava a uma bomba de gasolina e pedia ao trabalhador com o emprego de nos atender “20 litros, por favor” (sempre fui assim, educadinho… e para toda a gente).
O trabalhador metia os 20 litros, e enquanto estes iam entrando no depósito, limpava o pára-brisas, perguntava que eu queria que ele visse o nível do óleo e da água.
Pagava com uma nota de 100 escudos, isto é, mais ou menos uma moedita de 50 cêntimos, e seguia viagem com o depósito quase cheio.
Depois, bem... depois houve aumentos. Mas coisa pouca em relação àqueles que, de vez em quando, nos surpreendem nestes tempos de hoje em que estamos em inflação controlada, ou até de deflação, e de salários em perda continuada de poder de compra.

2. Nesses tempos de antes, que tão longe estão e de que não guardo saudades nenhumas a não ser as que de mim e em mim tenho, um amigo que nunca percebi bem se era muito irónico ou muito pouco inteligente (qu’é isto?) dizia-me “comigo, estão os gajos lixados… comigo não ganham eles um tusto… meto sempre o mesmo… chego à bomba e digo meta-me aí 100 escudos, e ando até dar…”.
E eu que pensava ter ouvido esta estória em primeira mão e, ao que parece, é estória velha… Ou então foi o meu velho amigo que a divulgou com as vezes que ele a contou e que eu a tenho contado. Ah! mas pode ser…

também (+ ou -) em ficcções do cordel

5 comentários:

Justine disse...

Sinto-me velha de vários séculos, quando fazes essas comparações de preços...

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é...
Mas deixa lá que estamos aqui para as curvas... se o dinheiro chegar para a gasolina!

samuel disse...

Olha... mais um amigo em comum... :-)))

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

E eu, apesar da idade já bem avançada, faço comparações entre o escudo e o euro e concluo que a minha vida pessoal foi muito prejudicada com a moeda comum.
E julgo ter lido neste teu óptimo blog que Portugal também em nada beneficiou.

Um abraço muito grande.

Maria disse...

Até onde é que iríamos agora com... mil paus? Já multipliquei por dez...
Já nem falo do preço da bica. Muito menos dos jornais...

:))