terça-feira, janeiro 12, 2010

Correio d(est)a manhã - 1

Pela 1ª vez, comprei o Correio da manhã. O que não quer dizer que não o tenha lido muitas e muitas vezes. Considero-o, até, um êxito de promoção, penetração, invasão. Mas nunca tinha calhado comprá-lo. Hoje, gastei os 0,80 € de seu custo (c/IVA).
Porquê? Para deixar esta mensagem. E a que virá acima.
.
É que, ao almoçar no "Presunto" (velho, simpático, amigo, restaurante da vila que é cidade, ou da cidade que é vila, ao lado de onde vivo), ao folheá o Corrio da manhã como de costume (e não está incluído no preço da refeição), encontrei matéria de sobra para fazer mensagens.
Logo na capa
E, dentro, na página 18, vinha a matéria.
Elucidativas (ou ilustrativas...) as ilustrações, há mais elucidativas informações:
Os 5 mil milhões são de euros (podiam ser dólares...), e é a previsão até final do trimestre em que estamos, a repartir por quatro colossos não sei se lhes chame laboratórios se grupos financeiros.
Só Portugal encomendou (e paga!) 6 milhões de doses de vacina, de que foram entregues 470 mil (7,8%) e aplicadas 320 mil (5,3%). Assim, transferindo o custo dessas doses para os cofres desses laboratórios, os portugueses contribuirão para o "maior escândalo do século na Medicina"... e não sei se outro século terá tido escândalo maior.
Na mesma página, em "discurso directo" (e com fotografia), um professor da Faculdade de Medicina de Lisboa é muito claro: «OMS (Organização Mundial de Saúde) criou um pânico infundado». O que, aliás, não é inédito («vacas loucas», «gripe das aves»), embora sem alguma vez se ter atingido esta dimensão (e desvergonha).
Ninguém perguntou ao serviço de quem se criam estes «pânicos infundados» atrás dos quais (e, às vezes, à frente dos quais ) os governos vão... mas a página dá a resposta a quem a quiser procurar. Sem grande esforço.
.
O capitalismo em todo o seu esplendor!

7 comentários:

samuel disse...

Mas quem andava a dizer isto era maluco...

Abraço.

Maria disse...

Acrescentando o comentário anterior, comigo lucraram nada: não me vacinei :)))

Um abraço

Fel de cão disse...

Está tudo certo. Foi uma negociata (como tantas outras) toda a gente sabia...Como profissional tenho um profundo respeito pelas doenças causadas por vírus até porque ,muitos deles,são perigosos e inconstantes...Levei a vacina da gripe A(H1N1)a 5/11/2009...trabalhei com muitos doentes com gripe A confirmada...correu tudo muito bem...a coisa acalmou. Mas se tem vindo uma epidemia a sério? quantos estariam agora sem direito a serem vacinados?... Penso que há muita gente a falar em tempo de bonança e que não abriu o bico em tempo de tempestade...Vamos esperar que o vírus não regresse... e vamos falar das outras negociatas que existem,sempre existiram e continuarão a existir.

Sérgio Ribeiro disse...

Acho que a questãoc tal como colocada pelo Fel de Cão, está bem posta. Mas... mas o facto é que houve um alarmismo infundado e promovido por interesses que nada tinham a ver com a prevenção, que não só é necessária como indispensável; o facto é que estas "ondas" têm a ver com interesses inhumanos (e anti-humanos se tornam), com a acumulação de capital, e têm como consequência descredibilizar a informação. Lembram a historinha do miúdo que morreu queimado por ter berrado muitas vezes que havia fogo sem que fogo houvesse (não é bem assim, mas serve...)
Abraços

CS disse...

Comparem este caso com a notícia envenenada sobre os médicos cubanos ...

Antuã disse...

E as negociatas continuam e continuarão enquanto houver incautos que acreditam em tudo o que vem da mafia capitalista.

cristal disse...

Desde que a OMS deixou de ser financiada pelos estados... Todos precisamos de "viver" não éééé??? E os governos e os ministros e os DG's... todos precisam, claaaaro!