sábado, dezembro 12, 2009

Excertos de cartas de um certo Carlos, alemão, a um tal Frederico, "inglês", e a outros amigos (alguns nem por isso...) - 6

17 de Dezembro de 1867



Meu Caro Frederico



Volto à carta de Guilherme (Liebknetch). Responde-lhe com prudência. A situação é delicada. Para agir, convirá sempre ter mais maleabilidade dialéctica que o nosso Guilherme. Além disso, ele retira de uma paixão, a prussofobia, a sua torrente verbal e a unidade da sua atitude.

Ele aflora que a burguesia constitui na verdade o núcleo dos nacionais-liberais; boa ocasião para dar à sua paixão política a consagração da economia...

O correspondente em Londres do Irishman está disposto a fazer passar nesta folha de Dublin, como correspondência sua, com a condição de que escrevas em inglês, uma coluna de crítica sobre o teu livro (na qual a Irlanda deveria ter o lugar principal)...

Tenho um pequeno furúnculo na coxa esquerda. Se não tem traseiro, como é que um homem se pode sentar?

Fiz ontem, ma nossa associação operária alemã (três outras associações operárias alemãs estavam representadas num total de cem auditores), uma conferência de uma hora e meia sobre a Irlanda... sempre de pé porque esta posição é a mais fácil para mim neste momento.

5 comentários:

Fel de cão disse...

Recomendo pág.25 de "Expresso" de hoje (se ainda não leu) o "Passeio Aleatório" do Nuno Crato..."DE Derrida a Darwin". Mas não vai aprender nada!

Anónimo disse...

Se não vou aprender nada porque é que me recomenda? Acha que vale a pena ler coisas inúteis?

Fel de cão disse...

Detesto anónimos.Quando disse que não ia aprender nada estava a pensar no autor do "post". Um anónimo tem tudo para aprender, quando digo tudo é mesmo tudo...a começar por aprender a "dar a cara."

Sérgio Ribeiro disse...

Este "diálogo" deu-me muito gozo...
Não vou ler o Expresso - pelo menos já - porque estou no Rio de Janeiro, mas estou tranquilo: o blog" está bem entregue!
Obrigado, amigo Fel de Cão.

samuel disse...

Excelente carta, furúnculo incluído... mas o diálogo aqui na caixa de comentários, só por si já valia a visita. :-)))

Abraço.