sexta-feira, dezembro 11, 2009

Excertos de cartas de um certo Carlos, alemão, a um tal Frederico, "inglês", e a outros amigos (alguns nem por isso...) - 6

(fui ali, a Pasárgada, mesmo mesmo a correr... mas ficaram mensagens agendadas para os visitantes assíduos. e pode ser que encontro forma de mandar novidades.)
27 de Abril de 1867

… O que há de melhor no meu livro (e aí repousa toda a compreensão) é que
1º - como o sublinho desde o começo, o trabalho tem um carácter duplo segundo ele se exprime em valor de uso ou em valor de troca;
2º - a mais-valia é tratada independentemente das suas formas particulares, tais como o lucro, juro, renda, etc. É sobretudo no segundo volume que se verá a sua importância. O estudo dessas formas particulares, se é confundido com estudo da forma geral a exemplo dos economistas clássicos, dá uma misturada informe.
Peço-te que anotes nas provas tipográficas as tuas observações, as tuas explicações, as tuas questões, etc. É muito importante para mim porque penso fazer, cedo ou tarde, uma segunda edição…
Suei as estopinhas para chegar às próprias coisas, quer dizer, à sua conexão

30 de Novembro de 1867

… Os ingleses não sabem ainda que desde 1846 a situação económica e, por consequência, a tendência política da dominação inglesa sobre a Irlanda entraram numa fase nova. Por isso, o “fenianismo” toma uma orientação socialista (pela negativa, isto é, como movimento de classes inferiores contra a expropriação dos camponeses). Nada de mais ridículo que identificar as crueldades de Isabel e de Cronwell, que querem substituir os irlandeses por colonos (na acepção de Roma), e a política actual que quer substituir os irlandeses por ovelhas, porcos e vacas! Dizimar os proprietários de terras na Irlanda, tal é, actualmente a tendência única da dominação inglesa na Irlanda…
Que se deve aconselhar aos operários ingleses? A meu juízo, eles deveriam fazer da supressão da União um artigo da sua declaração. É a única forma legal e, consequentemente, a única possível da emancipação irlandesa que pode entrar no programa de um partido inglês.
Do que os irlandeses têm necessidade é de: 1º - da independência; 2º - de uma revolução agrária; 3º - de tarifas proteccionistas. Depois da independência, os irlandeses serão proteccionistas, como o Canadá, a Austrália, etc.

2 comentários:

A CHISPA disse...

Como Engels nas suas cartas se referia a independência da Irlanda e há reforma agrária que era preciso fazer, hoje devemos também colocar nos nossos programas e objectivos revolucionários estratégicos, a Revolução Proletária e a Ditadura do Proletariado, para podermos superar o sistema capitalista, caso contrário cairemos no mais bafiento oportunismo e conciliação de classe.
Assim, era importante que conhece-sem o novo Blog, que já há muito fazia falta.
"achispavermelha.blogspot.com"
Saudações Comunistas

poesianopopular disse...

Mania que o Homem tinha de (adivinhar)estudar as coisas, e de opinar com convicção a resolução dos problemas, (que persistem.
Aquí para nós:Tu camarada, tambem és um bocado assim!
Não é por acaso que tambem és militante, dum Partido que colectivamente tambem pensa assim!
E enquanto nos deixarem pensar...Pensemos!
Abraço, maior que a Parságada.